Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre
Continua após publicidade

Sartori (MDB) e Leite (PSDB) ocuparão 2/3 do horário eleitoral

Candidatos nanicos terão menos de meio minuto na televisão

Por Paula Sperb
Atualizado em 22 ago 2018, 13h18 - Publicado em 22 ago 2018, 11h21

Os tempos de televisão do horário eleitoral gratuito para os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul estão definidos. O atual governador, José Ivo Sartori (MDB), que tenta quebrar o histórico gaúcho de não reeleger os chefes do Executivo, tem o maior tempo disponível. Ele contará com três minutos e 18 segundos – o tempo equivale a 37% dos nove minutos reservados aos candidatos a governador. A propaganda na televisão para o primeiro turno inicia em 31 de agosto e segue até 4 de outubro.

Depois de Sartori, o maior tempo de televisão é de Eduardo Leite (PSDB), com dois minutos e 45 segundos, o que equivale a 30% do tempo. Juntos, Sartori e Leite contarão com cerca de 2/3 do tempo.

Na sequência, Miguel Rossetto (PT) terá um minuto e 27 segundos (16%) e Jairo Jorge (PDT), 56 segundos (10%). Os menores tempos de exposição na propaganda gratuita ficaram para Roberto Robaina (PSOL), que terá 11 segundos (2%), Mateus Bandeira (Novo), que terá seis segundos (1%), e Paulo Medeiros (PCO) (1%), que também terá seis segundos. Os chamados “nanicos” somam menos de meio minuto de horário eleitoral gratuito.

Com o maior tempo de televisão, Sartori é também o preferido dos eleitores gaúchos segundo a primeira pesquisa Ibope realizada no estado para a eleição de outubro deste ano. Na pesquisa estimulada, o governador aparece com 19% da intenção de votos, mais que o dobro dos candidatos em segundo lugar. Sartori também é rejeitado pela maioria: 44% não votariam nele de jeito nenhum. Na avaliação do governo, apenas 1% acha ótima a gestão de Sartori (leia aqui).

O Rio Grande do Sul tem 8,3 milhões de eleitores aptos a votar distribuídos em 497 municípios. Em relação às últimas eleições gerais, que aconteceram em 2014, o eleitorado do estado diminuiu em 37.301 pessoas.

Continua após a publicidade

Candidatos

Abaixo, veja entrevistas com os candidatos, publicadas em ordem alfabética. Paulo Medeiros (PCO) ainda não havia divulgado candidatura quando as entrevistas foram realizadas. A reportagem aguarda entrevista com José Ivo Sartori (MDB), que optou por não falar antes de confirmar seu nome na convenção do partido.

Siga VEJA Rio Grande do Sul no Twitter.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.