Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Rio Grande do Sul Por Veja correspondentes Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

RS: Ibope mostra Eduardo Leite (PSDB) com 59% e Sartori (MDB) com 41%

Pesquisa é a primeira divulgada pelo instituto no segundo turno da eleição gaúcha

Por Paula Sperb Atualizado em 17 out 2018, 20h03 - Publicado em 17 out 2018, 19h28

A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno da eleição gaúcha mostra o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) com 59% das intenções de votos válidos contra 41% do atual governador, José Ivo Sartori (MDB).

Desde o fim da ditadura, nenhum governador foi reeleito no Rio Grande do Sul. Esta também é a primeira vez, em 24 anos, que o segundo turno não conta com um candidato do PT no estado.

  • Os dois candidatos declararam apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Entretanto, Leite foi o único que destacou suas ressalvas ao capitão reformado do Exército no horário político gratuito. Ao contrário de Sartori, o tucano afirmou que discorda de declarações de Bolsonaro, como as que contrariam os direitos de mulheres, LGBTs e negros.

    A pesquisa foi divulgada na noite desta quarta-feira e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 63 municípios no período de 14 a 16 de outubro. O levantamento está registrado no TSE com o número BR‐08755/2018 .

    Na pesquisa com votos totais, que contabiliza brancos e nulos, Leite tem 52%, enquanto Sartori tem 36% – brancos e nulos somam 8%, e 4% dos eleitores não sabem em quem votar.

    Sartori tem 36% de rejeição (eleitor diz que não votariam nele de jeito nenhum) contra 12% de Leite.

    Continua após a publicidade
    Publicidade