Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por que Lula radicaliza

A tática de comunicação do petista não é totalmente diferente da de Bolsonaro

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 nov 2021, 17h33 - Publicado em 23 nov 2021, 17h30

Nos últimos dias, o PT soltou uma nota de congratulações ao ditador Daniel Ortega, Dilma elogiou a ditadura chinesa, e Lula passou pano para as ditaduras cubana e nicaraguense.

O colunista da VEJA Thomas Traumann informa que Lula só vai se aconselhar com o núcleo duro do PT — ou seja, aqueles que nos deram a “Nova Matriz Econômica”, responsável pela devastação fiscal que levou a uma queda de 8,5% no PIB e ao impeachment de Dilma.

É um movimento curioso. Afinal, o PT jamais venceu no primeiro turno, não há de ser agora, quando a rejeição de Lula é a mais alta da história, que isso acontecerá. Para vencer a eleição, o PT vai precisar angariar apoio ao centro. E esse tipo de declaração não agrada ao centro.

Por que Lula está radicalizando assim, então?

Parte da explicação pode ser o velho desdém da esquerda tradicional pela democracia liberal, vista durante décadas como instrumento de expropriação do proletariado pela burguesia. A ideia , que sempre esteve equivocada, hoje está caduca, mas velhos hábitos demoram a morrer. (Reconheça-se, no entanto, que Lula não é nem nunca foi uma ameaça à democracia brasileira).

Continua após a publicidade

Outra parte pode ser atribuída a mágoa e rancor. Se a democracia liberal lhe impôs quase um ano e meio de cadeia, defender a esquerda justamente no que ela tem de mais indefensável — a ditadura — pode ter  para Lula um doce sabor de revanche. Sua ressalva sobre a Nicarágua, aliás, soa como recibo: “se o Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado”.

Mas o mais provável é que seja mera tática de comunicação. Proferir barbaridades sempre gera tráfego e engajamento nas redes — e engajamento nas redes é fundamental para conseguir votos. A aposta é que barbaridades causam polêmica, mas não tiram votos: afinal, quem, no povão, está preocupado com o que ocorre em países estrangeiros ou quem são os conselheiros de Lula? (É bom lembrar que Bolsonaro apostou nas barbaridades e ganhou em 2018.)

E, se o tiro sair pela culatra, há tempo de sobra para Lula vestir o figurino Lulinha-paz-e-amor novamente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.