Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Corruptos e tabajaras

O grau de amadorismo e de imperfeição do esquema de corrupção na Covaxin demonstra que a certeza da impunidade é absoluta

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 ago 2021, 19h03

A empresa que deu garantia para a compra das vacinas Covaxin (nunca entregues) se chama FIB Bank… mas não é banco. O nome é para enganar trouxa.

O contrato de compra das vacinas é de 25 de fevereiro, mas a carta de garantia é posterior, de 17 de março (exatamente a data em que o funcionário Luís Ricardo Miranda começou a bater bumbo contra irregularidades).

A garantia foi de 1,6 bilhão, mas o faturamento do FIB Bank é de menos de 1 milhão.

O capital social do FIB Bank é de 7,5 bi, mas 90% disso são em terrenos que não existem nem nunca pagaram IPTU.

O FIB Bank pertence a duas empresas, uma das quais é de dois laranjas pobres que já morreram, um dos quais tem uma filha e herdeira que nunca ouviu falar na empresa.

Continua após a publicidade

O FIB Bank deu calote em pelo menos 25% das garantias que concedeu e foram executadas.

O presidente do FIB Bank diz não conhecer o dono da Precisa, a quem deu uma garantia equivalente a mais de 25% do capital de sua empresa e 1.500 vezes seu faturamento. Diz que quem concedeu a garantia foi o diretor comercial.

O presidente do FIB Bank mora em um apartamento de “400, 500 mil reais”, mas só sabe explicar uma remuneração de 4 mil por mês.

Continua após a publicidade

O presidente do FIB Bank é sócio majoritário de uma barbearia e está sendo processado pelos sócios minoritários por ter retirado dinheiro da empresa de maneira irregular.

O FIB Bank forneceu anteriormente à Precisa garantia para a venda de preservativos femininos ao Ministério da Saúde. Ontem, véspera do depoimento do presidente do FIB Bank, o ministério se deu conta de que a garantia era fajuta, e pediu à Precisa a substituição.

“Fib” significa lorota em inglês.

Continua após a publicidade

Só a absoluta certeza da impunidade explica um esquema tão assombrosamente grosseiro e amador.

Em tempo: O FIB Bank já forneceu garantias a várias entidades governamentais municipais, estaduais e federais e até à AGU e ao Ministério da Fazenda. O sócio (oculto) e controlador da empresa, assim como o dono da Precisa, é amigo do deputado Ricardo Barros. É claro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.