Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Sírios pró-Assad atacam embaixadas dos EUA e da França em Damasco

Por Gustavo Chacra, no Estadão: Simpatizantes do presidente sírio, Bashar Assad, invadiram ontem a embaixada americana e atacaram a representação francesa em Damasco. Em resposta, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, endureceu o tom contra o líder sírio, ao afirmar que ele “não é indispensável”, apesar de não pedir a saída dele do cargo. […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 11h23 - Publicado em 12 jul 2011, 06h55

Por Gustavo Chacra, no Estadão:
Simpatizantes do presidente sírio, Bashar Assad, invadiram ontem a embaixada americana e atacaram a representação francesa em Damasco. Em resposta, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, endureceu o tom contra o líder sírio, ao afirmar que ele “não é indispensável”, apesar de não pedir a saída dele do cargo.

Na ação de ontem, manifestantes pró-Assad forçaram a segurança, composta por marines no caso dos EUA, a defender as instalações. Não há informações sobre mortos ou feridos. De acordo com o Departamento de Estado, “muros foram pichados, janelas quebradas, frutas e vegetais lançados contra o prédio, alguns manifestantes chegaram ao telhado e câmeras de segurança foram danificadas”.

Os manifestantes estariam irritados com a visita dos embaixadores dos EUA e da França à cidade de Hama na sexta-feira para acompanhar os protestos contra o líder sírio. A cidade – conhecida por ter sido alvo de um massacre lançado por Hafez Assad, pai de Bashar, nos anos 80 – transformou-se no centro dos protestos da oposição e alvo de dura repressão das forças de Damasco.

Os EUA não acusam formalmente os membros regime de organizar os ataques de ontem contra sua embaixada e a da França, mas os responsabilizam por não ter garantido a segurança.

“Condenamos duramente o governo sírio por se recusar a proteger nossa embaixada em Damasco e exigimos compensação pelos danos provocados”, disse comunicado do Departamento de Estado.

Continua após a publicidade

Testemunhas dizem que quatro ônibus com simpatizantes de Assad estacionaram nos arredores da área da embaixada dos EUA. Além disso, segundo o Departamento de Estado, “uma rede de TV síria vinculada ao regime encorajou os manifestantes” a atacar os alvos diplomáticos. No dia anterior, também foram lançados ataques contra a residência oficial do embaixador Robert Ford. Em um Estado policial como a Síria seria difícil uma manifestação contra uma missão estrangeira ocorrer sem que o governo interviesse.

“O objetivo do governo sírio é desviar a atenção”, disse Hillary em entrevista em Washington. Até agora, o governo americano não pediu a remoção de Assad do poder, como fez com Hosni Mubarak, no Egito, e ainda faz com Muamar Kadafi, na Líbia. Segundo a secretária de Estado, o contexto varia de acordo com o país. Aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.