Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Petrobras cobra alta no combustível para manter investimento

Por Valdo Cruz, na Folha: A geração de caixa da Petrobras está abaixo do previsto e pode afetar o plano de investimento da empresa. O tema foi discutido ontem em reunião do Conselho de Administração, em Brasília, em que foi analisado o plano de investimento de 2012/2016. A estatal reivindica reajuste de combustíveis para recompor […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 08h37 - Publicado em 14 jun 2012, 06h01

Por Valdo Cruz, na Folha:
A geração de caixa da Petrobras está abaixo do previsto e pode afetar o plano de investimento da empresa. O tema foi discutido ontem em reunião do Conselho de Administração, em Brasília, em que foi analisado o plano de investimento de 2012/2016. A estatal reivindica reajuste de combustíveis para recompor seu caixa e, com isso, garantir a manutenção do ritmo de investimentos. O atual plano previa investir US$ 224 bilhões de 2011 a 2015. Segundo a Folha apurou, a equipe econômica prometera analisar a concessão de reajuste nos combustíveis até julho para reduzir a defasagem de preço -calculada por técnicos da empresa em 32%.

Técnicos da equipe econômica disseram ontem à Folha que a queda na inflação abre espaço para correção no preço dos combustíveis. A tendência é que o governo, se aprovar o reajuste, reduza o valor da Cide (contribuição regulatória do preço de combustíveis) para evitar repasses ao consumidor. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, já havia avisado sua chefe, a presidente Dilma Rousseff, que a estatal estava com sua capacidade de elevar investimentos comprometida por dois motivos: defasagem no preço dos combustíveis e valorização do dólar. A queda no petróleo nas últimas semanas, que reduziria custos da empresa, está sendo quase totalmente anulada pela valorização do dólar. A alta na moeda dos EUA atinge a estatal porque ela tem dívidas no exterior e importa gasolina e diesel para o mercado o interno.
(…)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.