Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Neste blog, os terroristas não vão sequestrar a nossa razão!

Escrevi ontem um texto intitulado “Os terroristas estão entre nós” demonstrando como a lógica do terror vai se insinuando nos argumentos de pessoas bem-intencionadas, contaminando a sua generosidade, turvando-lhes o juízo. No caso dos atentados na França, cometidos por um radical islâmico que alegava ter ligações com Al Qaeda (as com o Talibã já estão […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 09h16 - Publicado em 22 mar 2012, 14h01

Escrevi ontem um texto intitulado “Os terroristas estão entre nós” demonstrando como a lógica do terror vai se insinuando nos argumentos de pessoas bem-intencionadas, contaminando a sua generosidade, turvando-lhes o juízo. No caso dos atentados na França, cometidos por um radical islâmico que alegava ter ligações com Al Qaeda (as com o Talibã já estão comprovadas), a forma de dar a vitória intelectual ao terrorismo é ligar os assassinatos ao conflito israelo-palestino. Escrevi o post justamente para alertar os leitores para essa armadilha e para repudiá-la.

E não é que, mesmo assim, alguns visitantes do blog tentaram — e lamento ainda mais se há quem o tenha feito de boa-fé — apelar à minha compreensão, buscando me fazer ver que não haverá solução global para a questão do terror islâmico enquanto o Estado palestino não for fundado? Pois é… Não será aqui que vou permitir esse tipo de consideração. Lamento! Se o preço for não ler mais o blog, nada tenho a fazer para atrair esses leitores de volta. Não aqui! No meu blog, a lógica do terror não se insinua. No meu blog, lugar de terrorista é na cadeia — caso se entregue; se não se entregar, que seja eliminado em nome de nossos bons valores, de todas as coisas  sãs e honestas que construímos nos últimos 250 anos ao menos. E que nos custaram muito caro.

Já escrevi centenas de textos, acho, sobre a criação do estado palestino e as condições em que acho que tem de existir. Jamais me neguei a fazer esse debate. Mas eu me nego terminantemente a indagar onde está a culpa das vítimas para, assim, “humanizar” os algozes e, então, compreender os seus supostos motivos. Porque entendo que o terror corresponde justamente à desumanização do “outro”: é preciso transformá-lo em “coisa”, em mero “objeto útil” a uma causa, para que possa, então, ser eliminado. Não aqui!

Essa gente não vai sequestrar a nossa razão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.