Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

De homenagens, lágrimas e decoro. Ou: Nhonhô não vai voltar a andar na planície?

Por Daiene Cardoso e Francisco Carlos de Assis, no Estadão Online: A presidente Dilma Rousseff, que visita São Paulo pela primeira vez desde que assumiu o governo, disse hoje, durante evento em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que o País está no rumo certo graças à parceria entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h03 - Publicado em 25 jan 2011, 15h06

Por Daiene Cardoso e Francisco Carlos de Assis, no Estadão Online:

A presidente Dilma Rousseff, que visita São Paulo pela primeira vez desde que assumiu o governo, disse hoje, durante evento em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que o País está no rumo certo graças à parceria entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele (Alencar) foi um parceiro nessa trajetória”, afirmou Dilma, diante de uma plateia que reuniu adversários históricos.

O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foram mais diplomáticos com a presidente. No discurso, Alckmin cumprimentou Dilma e destacou “a alegria de recebê-la em São Paulo”. Ele desejou também “um grande mandato” a ela. Já Kassab agradeceu a participação de Dilma no evento, apesar de ter cometido a gafe de ter se referido a ela como “querida vice-presidente”. “A sua presença em São Paulo valoriza demais essa homenagem que preparamos ao José Alencar.”

Dilma, que falou mais que o homenageado (10 minutos e 45 segundos), não poupou elogios ao “espírito empreendedor e cívico” do ex-vice-presidente. A presidente destacou que Alencar se tornou importante para todos os brasileiros “que vivenciaram a luta tenaz de um homem que sobrevive com honradez e dá exemplo de dignidade”. Dilma também lembrou que ele virou uma referência nacional por “sair de baixo e construir um império econômico sem perder seu compromisso com o País”.

A presidente afirmou também que a homenagem dela se estendia à mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, e a toda a família dele pelo apoio que dão ao ex-vice-presidente. “A dona Mariza é uma grande mulher por trás de um grande homem que é José Alencar.” Como ex-chefe da Casa Civil, Dilma lembrou que Alencar e Lula não têm diploma universitário e disse que fizeram um “grande governo”.

Continua após a publicidade

“Ele (Alencar) foi um excelente vice-presidente ao lado de um grande presidente”, afirmou, ao ressaltar que Alencar foi o vice que mais ocupou a Presidência da República, nos oito anos de governo. Dirigindo-se a Alckmin e Kassab, a presidente comprometeu-se em manter parceria entre os governos federal e do Estado e Prefeitura. A Kassab, ela disse: “Vamos continuar investindo em São Paulo.”

Comento
Poderia deixar passar, mas não deixo, não!  Lula tentou pôr um fim no Plano Real. É o que teria acontecido se FHC lhe tivesse dado ouvidos. Ainda bem que o ignorou.

O que mesmo o país deve a Lula no que concerne ao “rumo certo”?

Continua após a publicidade

Que essa gente não tenha compromisso com a verdade, vá lá. Mas precisa aprender a ser mais educada—- ou, para ser mais preciso, decorosa. Mesmo numa fala lavada e enxaguada por lágrimas, como a foi a da presidente.

Na sua fala, Dilma prometeu que o governo federal continuará a investir na cidade de São Paulo. Que bom! Pareceu uma deferência, uma concessão. Eu entendo os motivos. A cidade recebe um terço de todo o investimento externo feito no país. É uma cidade que vive sem o governo federal. Conforta-me saber que Dilma vai cumprir sua obrigação.

Para encerrar: Lula deixou o local no helicóptero da Presidência, junto com Dilma. É um direito dela dar carona, é claro. Mas acho bom Nhonhô começar a andar na planície de novo, não?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.