Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Calma aí, senhores governadores! É preciso negociar sem faca no pescoço

Convém que um petista se lembre de seu passado imediato antes de ameaçar e que um tucano converse com a sua turma antes de reivindicar

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 21h51 - Publicado em 14 set 2016, 17h36

Calma aí, senhores governadores! Entendam-se com o seu passado e com os seus líderes. Por que digo isso? Governadores de 17 Estados reunidos em Brasília ameaçam decretar estado de emergência na segunda-feira se o governo não lhes der um socorro imediato de R$ 7 bilhões, o que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ser impossível agora.

Os oradores da turma, parece, são os governadores do Piauí e de Goiás: respectivamente, o petista Wellington Dias e o tucano Marconi Perillo. A penúria dos Estados decorreria, principalmente, da política de desoneração levada a efeito por Dilma Rousseff, a deposta, o que provocou uma queda brutal na arrecadação nas unidades federativas.

Então vamos ver. Onde andava Wellington Dias enquanto Dilma estava no poder? Ora, conto para vocês. Ele gritava: “Não/ vai/ ter/ gol/ pe”. Sim, claro, ele até poderia ser contra o impeachment, mas também crítico da política econômica da sua correligionária. Mas não se encontra uma vírgula a respeito. Agora o senhor Wellington quer que Temer resolva em uma semana um problema que sua antiga comandante criou ao longo de cinco anos.

O caso de Perillo é um pouco diferente, mas também cabe uma consideração. Uma das forças mais empenhadas no chamado corte de gastos é o PSDB. Houve até uma ameaça velada de rompimento com o governo se isso não acontecesse. Não se cortam gastos cedendo à primeira pressão por dinheiro novo.

Entendo, sim, as reclamações. Mas convém guardar a faca para negociar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.