Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Brasil 0 X 1 Inglaterra e o espírito de Ricardo III

Deve ser efeito do crânio de Ricardo III (foto), o malvadão, encontrado num estacionamento… O juiz marcou um pênalti inexistente contra a Inglaterra, e Ronaldinho Gorducho (santo Deus!) não converteu. O que faz esse rapaz na Seleção? E o Luís Fabiano? Bem, eu não sei o que faz Felipão na Seleção. “Se ganhar a Copa, […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 06h54 - Publicado em 6 fev 2013, 18h27

esqueleto-ricardoIII-20130204111401

Deve ser efeito do crânio de Ricardo III (foto), o malvadão, encontrado num estacionamento… O juiz marcou um pênalti inexistente contra a Inglaterra, e Ronaldinho Gorducho (santo Deus!) não converteu. O que faz esse rapaz na Seleção? E o Luís Fabiano? Bem, eu não sei o que faz Felipão na Seleção. “Se ganhar a Copa, você dirá o quê?” Ora, que tudo é possível no futebol, como se sabe, um dos poucos esportes de competição, talvez o único, em que nem sempre o melhor vence. A minha questão é de outra natureza: ganhar e perder fazem parte da natureza dessa atividade; o que me interessa é saber se a CBF fez o possível para ganhar. Com Felipão, que ajudou a empurrar o Palmeiras para a segunda divisão, a resposta é “não”. Com Ronaldinho Gorducho, um caso exemplar de perda de talento por falta de disciplina, idem. 

Ah, sim: a Inglaterra marcou um gol e dominou o primeiro tempo com sobra. Felipão, Ronaldinho, Luís Fabiano… Tudo parece tão excitante quanto Big Brother com personagens já conhecidas e seus trejeitos manjados. Vamos ver. Já que há um crânio aí, vamos mudar de Shakespeare. Depois do gol, a Seleção ficou naquele ser ou não ser, sabem cumé? Ia pra cima e se arriscava a um vexame ou se segurava atrás para eventualmente perder de pouco e ter a desculpa de que o resultado até é bom para um primeiro jogo?

Sim, quero queimar a minha língua. Quero que o Brasil vença com uma sacolada, com três gols do Gorducho e dois do Luiz Fabiano. Eu não antevejo o acidental e o fortuito, é claro. Falo sobre método. Nota à margem: é inútil me acusar de não entender zorra nenhuma de futebol. É verdade. Também fui um péssimo jogador quando moleque porque cegueta. Ninguém se dá bem nesse esporte com quatro olhos. Mas quem me acusa não usou o futebol para ser profissional da área, né?, e sair pegando geral as Marias Chuteiras. Eu, ao menos, uso o futebol para escrever textos. Vingaaaançaaaa!!!!

Estou aqui escrevendo um texto sobre o MST — daqui a pouco — com um olho na TV. Ooops… Quem é aquele deixando o campo? É o Beckham ? Ah, não! Está com o nosso uniforme.

É o Neymar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.