Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Afinal, de quem é o mensalão?

As coisas estão começando a cheirar mal no DEM mais do que já estavam cheirando. Agripino Maia (RN), líder do partido no Senado; Ronaldo Caiado (GO), líder na Câmara, e o senador Demóstenes Torres (GO) defenderam a imediata expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda — que deixou claro que não vai pedir […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 16h19 - Publicado em 30 nov 2009, 19h21

As coisas estão começando a cheirar mal no DEM mais do que já estavam cheirando. Agripino Maia (RN), líder do partido no Senado; Ronaldo Caiado (GO), líder na Câmara, e o senador Demóstenes Torres (GO) defenderam a imediata expulsão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda — que deixou claro que não vai pedir desligamento. Os deputados Rodrigo Maia (RJ), presidente da legenda, e ACM Neto (BA) acham que é preciso um pouco mais de tempo para que as coisas se aclarem.

Aclarar o quê? Rodrigo Maia e ACM Neto têm alguma dúvida de que novos vídeos se acrescentarão aos antigos, tornando o hoje sempre pior do que o ontem e melhor do que o amanhã? Se alimentam essa expectativa, estão movidos a uma grande ilusão.

Escrevi nesta madrugada que, por enquanto, o mensalão não é do DEM, mas do governo do Distrito Federal. Que se soubesse, não havia contaminação da direção nacional do partido. Na reunião com a cúpula partidária, palavras ambíguas do governador teriam sugerido que ele é um colaborador do partido em escala nacional. Sei!! Resta saber: com recursos legais ou ilegais?

O fato é que, por enquanto, Arruda vai ficando, e a situação do DEM, a cada minuto e a cada vídeo, vai piorando. A ação foi mesmo organizada para destruir o partido, que, nessas circunstâncias, tem uma única chance para sobreviver: a amputação. Mas terá condições de fazê-la? E se não o fizer? Não corre o risco de morrer do mesmo jeito?

Pois é… A cada minuto que passa, o mensalão do Distrito Federal vai se tornando, então, o mensalão do DEM. E acabará vitimando, também, a exemplo do que aconteceu com o PT, pessoas inocentes, que nada tinham a ver com o peixe.

A cúpula petista, é bom lembrar, não expulsou ninguém. A saída meio mandraque de Delúbio Soares foi negociada. Naquele caso, não havia dúvida de que havia o comprometimento dos todos os capas-pretas da legenda com a lambança. O comportamento da direção do partido vai dizer qual é o grau de contaminação deste mal chamado José Roberto Arruda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.