Clique e assine a partir de 9,90/mês
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

4 – A cristofobia no mundo

A religião mais perseguida do mundo hoje é o cristianismo, em especial o catolicismo. Existe, sim, uma “cristofobia” que se espalha mundo afora, especialmente na África e na Ásia, mas que já está presente entre nós, aqui mesmo, nos países ocidentais. Curioso, não? Enquanto a Igreja é vista por certa intelectualidade ocidental como símbolo do […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 31 jul 2020, 06h52 - Publicado em 13 fev 2013, 16h06

A religião mais perseguida do mundo hoje é o cristianismo, em especial o catolicismo. Existe, sim, uma “cristofobia” que se espalha mundo afora, especialmente na África e na Ásia, mas que já está presente entre nós, aqui mesmo, nos países ocidentais.

Curioso, não? Enquanto a Igreja é vista por certa intelectualidade ocidental como símbolo do atraso e do reacionarismo, há algo de profundamente perturbador em sua mensagem quando ela se espalha, por exemplo, entre as tiranias africanas. Os 500 mil mortos de Darfur não foram massacrados em razão de “conflitos sectários”, como chamou candidamente a imprensa ocidental. Tratou-se de uma guerra religiosa — ou, se quiserem, de uma tentativa de limpeza religiosa. Incrível! O cristianismo continua a ameaçar os reinos que são deste mundo… Isso ainda vai render muitos posts aqui, estejam certos.

Publicidade