Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

TSE vai abrir código-fonte das urnas para fiscalização a partir de outubro

Prazo foi adiantado em seis meses; Barroso também anunciou criação de comissão com Forças Armadas, PF e OAB para acompanhar processo eleitoral

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2021, 14h18 - Publicado em 12 ago 2021, 14h13

Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, anunciou nesta quinta que o código-fonte das urnas eletrônicas será aberto aos partidos políticos e técnicos por eles indicados a partir de 1º de outubro deste ano, um ano antes das eleições.

O procedimento é realizado em todos os anos eleitorais com seis meses de antecedência ao pleito, mas agora foi antecipado.

Barroso voltou a pontuar a segurança das urnas eletrônicas e fez um aceno à parte da população que, de “boa-fé”, defendeu a iniciativa do voto impresso, derrotada na Câmara nesta semana.

“Código-fonte são programas inseridos na urna para votação e computação dos votos, é o que faz o sistema funcionar. Esses sistemas, como já é feito há muito tempo, estarão abertos para acompanharem o passo a passo do desenvolvimento do programa da urna. Esse é o único momento em que há manipulação humana no processo eleitoral, é a elaboração do programa. A partir daí, os sistemas cumprem os comandos constantes desse programa”, explicou o ministro.

A novidade faz parte de uma série de medidas voltadas à transparência do voto eletrônico.

Barroso anunciou, ainda, que uma comissão externa será criada para fiscalizar o funcionamento do sistema eleitoral. O grupo de trabalho será formado por membros da sociedade civil e instituições como OAB, Polícia Federal, Forças Armadas e TCU.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.