Toffoli viaja em avião da FAB para evento em Fernando de Noronha
Evento jurídico conta com presença de ministros de tribunais, do CNJ, desembargadores e advogados; patrocinadores privados custeiam as despesas

O evento I Ciclo de Debates sobre Direito, Sustentabilidade e Cidadania, que acontece desde ontem em Fernando de Noronha e se encerra nesta hoje (sexta), conta com a presença de uma série de autoridades do Judiciário. Patrocinadores privados estão pagando as despesas de transporte e hospedagem dos convidados, segundo a organização.
O presidente do STF, Dias Toffoli, viaja na tarde desta sexta. Ele viaja em avião da FAB e sua presença consta na programação. A assessoria do tribunal confirmou a viagem ao Radar.
“O presidente do STF, Dias Toffoli, cumpre agenda institucional como conferencista no encerramento do I Ciclo de Debates sobre Direito, Sustentabilidade e Cidadania, em evento coordenado pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco. Vale destacar que para este compromisso o presidente viajou sem custos de diárias ou passagens para o Tribunal”.
Sobre o uso da aeronave, o STF respondeu:
“Por questões de segurança e de ajuste dos compromissos da Presidência aos horários de eventos externos, faz-se necessário o uso de aeronaves da FAB”
O evento, ainda segundo assessoria do Supremo, não está custeando as despesas de Toffoli e não há “custeio externo”.
O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco, Mário Bandeira Guimarães, explicou que os participantes têm suas despesas custeadas.
Constam na programação: Lélio Bentes (ministro do TST); Paulo Moura Ribeiro (ministro do STJ); Henrique Ávila (conselheiro do CNJ); Luciana Lóssio (ex-ministro do TSE); Eduardo Bim (presidente do Ibama); Técio Lins e Silva (ex-conselheiro do CNJ); Ingride Zanella (vice-presidente da OAB/PE); Ronnie Duarte (diretor-geral da Ena); Fabrício Gonçalves (ex-presidente da OAB/MG); Valdir Carvalho (Presidente do TRT da 6ª Região); Eduardo Pugliese e Sérgio Torres (desembargadores do TRT da 6ª Região); Stênio Neiva (desembargador do TJ/PE); Silvio Romero (juiz do TJ/PE); Laura Botelho (presidente da Amatra); Carlos Neves e Ademar Rigueira (OAB/PE); e Carlos Barros (presidente da Unacrim).
A Administração Geral de Fernando de Noronha organiza o evento e a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco coordena os trabalhos científicos. Patrocinam o evento a empresa aérea Azul, a Itamaracá Transportes e a Motrice Energia Renovável.
O Radar entrou em contato com alguns dos palestrantes.
O conselheiro Henrique Ávila, por intermédio de sua assessoria, retornou. “O conselheiro informa que os custos foram pagos pela organização do evento e que não receberá passagens ou diárias do CNJ, além de que sua participação se dará como palestrante cujos estudos de pós-graduação e trabalho no CNJ se desenvolvem na área”.