Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

STF julga lei de antenas de SP inconstitucional e abre espaço para 5G

Lei municipal de 2004 era considerada muito restritiva e inibia expansão da conectividade

Por Manoel Schlindwein Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 mar 2021, 17h32

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal publicada ontem julgou inconstitucional a Lei de Antenas de São Paulo. A prefeitura e a câmara municipal recorreram da primeira decisão, em dezembro do ano passado, mas os recursos foram derrubados por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo. A lei paulistana 13.756/2.004 impõe diversas restrições que acabariam por limitar a instalação de infraestrutura de telecomunicações na cidade – hoje há incontáveis pedidos de licenciamentos pendentes de aprovação.

Na Câmara municipal tramita o projeto de lei 753/2013, o PL das Antenas, que atualizaria a lei considerada inconstitucional pelo STF. Enquanto ele não é aprovado, a prefeitura se vale do decreto 59.682/2020, que permite a instalação de pequenas estruturas em mobiliário urbano já existente. Conforme o jornal Valor noticiou em janeiro, a prefeitura da capital aplicou mais de 160 milhões de reais em multas em 2020.

A decisão do STF ocorre justamente em um momento em que o país aguarda a chegada do 5G. Na semana passada, a Anatel aprovou o edital da nova tecnologia que prevê atender as capitais até julho de 2022. A implantação do 5G requer mais antenas – com maior proximidade entre elas se comparado a outras tecnologias –, o que teria dificuldades de se tornar viável na cidade com a legislação em vigor até então. Do jeito que está, a cidade de São Paulo ficou em 98º lugar no ranking das 100 cidades brasileiras amigas da internet. A decisão do Supremo é mais um passo para criar jurisprudência em torno da instalação das antenas no país, onde a competência final seria da União. Além disso, a decisão acaba por destravar investimentos e ampliar a conectividade na cidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.