Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Setor portuário pressiona o Congresso contra o BR do Mar

Empresários querem a prorrogação de um regime especial tributário chamado de Reporto até 31 de dezembro de 2023

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 dez 2021, 09h30

O setor portuário pressiona o Congresso para a prorrogação, até 31 de dezembro de 2023, de um regime especial tributário chamado de Reporto, que permite a desoneração tributária para aquisição de equipamentos portuários.

A prorrogação será debatida durante a votação do PL 4199, chamado de BR do Mar, e marcado para ser analisado pelos deputados nesta terça. A ideia inicial era ampliar o reporto até dezembro de 2021. Mas como o projeto demorou mais que o esperado para ser apreciado, a nova data sugerida é 31 de dezembro de 2023, com base em emenda apresentadas pelos senadores.

O Reporto está em vigor desde dezembro de 2004. A ideia, segundo líderes do setor, era tornar os portos nacionais competitivos do ponto de vista global, uma vez que no mundo como um todo, a carga tributária sobre a fabricação de equipamentos portuários é baixa. No Brasil, os diversos impostos em cascata (IPI, II e ICMS) alcançam alíquota agregada de 40%.

Caso o Reporto seja revogado neste momento, dizem os líderes do setor, haverá uma redução de 33% de investimentos destinados à movimentação de mercadorias, o que prejudica a balança comercial brasileira.

“É um absurdo que, com mais de 14 milhões de desempregados no Brasil, ainda se pense em tributar investimentos em meios produtivos que venham a possibilitar novos empregos e melhoria de renda para os brasileiros”, diz o deputado Júlio Lopes (PP-RJ).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.