Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Senado acata pleito do setor e mantém subsídios fiscais para farmacêuticos

Agora, governo e Congresso terão que encontrar uma fonte para o benefício garantido à área da saúde

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 dez 2021, 18h30

Depois de a Sociedade Brasileira de Cardiologia alertar para os impactos da eventual aprovação do projeto de lei que revogaria subsídios ficais na compra de produtos químicos e farmacêuticos destinados à saúde, que poderia encarecer medicamentos em até 30%, o Senado retirou esse trecho do texto nesta quarta-feira, que havia sido incluído pela Câmara. O projeto seguiu para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), o projeto prorroga por cinco anos, até 31 de dezembro de 2026, a isenção de IPI na aquisição de automóveis de passageiros novos por taxistas, cooperativas de taxistas e pessoas com deficiência e deficientes auditivos. O fim da isenção do PIS/Pasep e Cofins para produtos químicos e farmacêuticos era uma forma de compensar a renúncia fiscal para os veículos.

Agora, governo e Congresso terão que encontrar uma fonte para manter o benefício fiscal garantido à área da saúde.

Segundo a SBC, que enviou um ofício para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apontando os prejuízos que seriam causados pelo projeto, a medida sobrecarregaria SUS e a população em geral, pois afetaria mais de 18 mil produtos farmacêuticos. E também poderia ocasionar o desabastecimento de alguns produtos, tratamentos e tecnologias na rede pública de Saúde

“A não adesão aos tratamentos – não medicamentoso e medicamentoso – é uma das maiores causas dos piores desfechos e até 2030 projetamos que as doenças cardiovasculares continuarão sendo a primeira causa de morte”, afirmou o presidente da SBC, Celso Amodeo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.