Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Quem ganha com fim do sonho da reeleição no Congresso

Maioria dos ministros do STF decidiu vetar a possibilidade de recondução dos presidentes da Câmara e do Senado

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 dez 2020, 06h12 - Publicado em 7 dez 2020, 06h00

Com o voto do presidente do STF, ministro Luiz Fux, na noite desse domingo, a Corte sepultou a possibilidade de os atuais presidentes da Câmara e do Senado buscarem a reeleição nas eleições de fevereiro.

As críticas da classe política e da opinião pública pesaram na avaliação de alguns ministros que se mostravam abertos à possibilidade, mas que terminaram por votar contra os projetos pessoais de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia.

A decisão do STF acabou operando como uma espécie de abertura oficial da corrida que já se desenrolava nos bastidores há semanas, atrapalhando inclusive a importante pauta de votações das duas Casas.

Ainda que não tenham conseguido levar adiante o sonho da reeleição, Maia e Alcolumbre seguirão como fortes cabos eleitorais na sucessão.

Continua após a publicidade

Nesse ponto, quem virtualmente sai na frente é o MDB, que já ensaiava articulações para disputar a presidência do Senado e que, na Câmara, tem em Baleia Rossi um dos nomes capazes de aglutinar forças contra o candidato governista Arthur Lira.

O maior argumento para a reeleição de Maia e Davi — evitar que o governo leve para a pauta do Congresso a distorção política vista no Executivo — continua sendo o fator que guiará um bloco relevante de parlamentares nesse processo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.