Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que o Brasil foi escolhido para testar vacina contra coronavírus

Fontes de Oxford dizem que descontrole na luta contra a pandemia foi crucial para escolha do país

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 mar 2021, 00h52 - Publicado em 3 jun 2020, 16h45

Uma fonte brasileira que atua na Universidade de Oxford explicou ao Radar os motivos que levaram os pesquisadores da vacina contra o coronavírus a escolherem o Brasil como zona de teste.

O anúncio do início dos testes da vacina para a Covid-19 chegou a ser comemorado pelo ex-ministro da Saúde Nelson Teich em uma rede social nesta quarta-feira. Ao contrário do que pode parecer, porém, o país não foi escolhido pelo exemplo em gestão, mas por sua ineficiência no controle da doença.

“Somos as cobaias perfeitas, já que aqui [no Brasil] não tem manejo da pandemia. Alta taxa de transmissão é fundamental para conseguirem testar a eficácia da vacina”, afirmou esta fonte ouvida pelo Radar, sem no entanto deixar de lado a importância de o Brasil participar do acordo. 

A explicação vai no mesmo sentido do que aponta a doutora Lily Yin Weckx, investigadora principal do estudo e coordenadora do CRIE/Unifesp. “O mais importante é realizar essa etapa do estudo agora, quando a curva epidemiológica ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos”, disse a pesquisadora ao portal da universidade.

Antes de chegar ao Brasil, a vacina passou pela primeira fase, que é a de segurança. Aqui, além de ampliar os dados de segurança, será testada a eficácia da imunização. O procedimento foi aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e terá a infraestrutura médica e de equipamentos financiada pela Fundação Lemann. 

Continua após a publicidade
  • Leia também: No pior momento da pandemia, principais autoridades do país ensaiam reação.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.