Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PDT vai ao STF para que governo garanta insumos e remédios para intubação

Partido aponta a existência de problemas no estoque de oxigênio, analgésicos, bloqueadores musculares e outros medicamentos

Por Mariana Muniz Atualizado em 22 mar 2021, 20h11 - Publicado em 22 mar 2021, 20h10

O PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF)  para determinar ao Governo Federal que promova medidas a fim de garantir o abastecimento de insumos necessários ao combate à covid-19 em todo o país. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

A ação aponta a existência de problemas no estoque de oxigênio, analgésicos, bloqueadores musculares e outros medicamentos utilizados na intubação de pacientes em diversos estados e municípios, em violação aos preceitos constitucionais do direito à vida e à saúde.

A peça traz anexadas notícias de variados veículos da mídia para corroborar a argumentação de que, além da falta de insumos, a rede hospitalar pública e privada no Brasil está na iminência de colapso em razão da ausência de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de um plano de vacinação efetivo durante aumento exponencial da curva de contágio pelo coronavírus.

Ainda segundo o partido, é responsabilidade do poder público garantir ao cidadão o direito fundamental à vida, a uma existência digna e à integridade física e mental, principalmente diante de calamidades públicas.

Continua após a publicidade

Publicidade