Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

OAB abre guerra para que Eletrobras não contrate escritórios estrangeiros

Entidade foi à Justiça e ao TCU para pedir que contratos com bancas de fora sejam regularizados e atuem conforme normas brasileiras

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 fev 2021, 18h45

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) continua sua cruzada para que as estatais brasileiras não contratem escritórios de advocacia estrangeiros que não tenham autorização para funcionar no país.

Nesta terça-feira, o Conselho Federal da entidade acionou a Justiça Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que a Eletrobras regularize os contratos com bancas de fora que não tenham inscrição na OAB e que atuem fora do escopo que é permitido pela ordem.

Segundo a OAB, a contratação de escritórios estrangeiros sem inscrição na entidade ou com inscrição irregular fora das normas estabelecidas pelo órgão “não atende o interesse público, muito menos critérios de lisura dos procedimentos, de licitude e de probidade, podendo configurar má gestão de recursos públicos em valores expressivos”.

A Ordem relata, nas ações, que a estatal teria contratos com três escritórios não-brasileiros e que um deles teria atuado em matéria de legislação brasileira — o que é vedado pelas normas da advocacia brasileira. Às bancas de fora cabe atuação em matéria  internacional.

Caso a situação do contratos não seja normalizada, a OAB pede que a Justiça imponha multa diária de 50 mil reais à Eletrobras.

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.