PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O recado de Toffoli aos magistrados ‘falastrões’

Em votação no CNJ, Toffoli entende que magistrados não podem falar o que bem entendem nas redes sociais

Por Pedro Carvalho Atualizado em 17 dez 2019, 16h34 - Publicado em 17 dez 2019, 12h48

O ministro Dias Toffoli mandou um recado aos magistrados falastrões nas redes sociais. Em julgamento nesta terça-feira (17) no Conselho Nacional de Justiça sobre o uso de redes sociais, o presidente do STF entendeu em seu voto que os magistrados devem evitar dar opiniões sobre temas que possam levar a sociedade a duvidar da imparcialidade do juiz.

“O juiz, definitivamente, não tem a mesma liberdade de expressão que os demais cidadãos, os quais não estão sujeitos ao regime jurídico da Magistratura, que visa, exatamente, preservar-lhe a independência e a imparcialidade”, disse em seu voto.

Não se trata de uma mordaça, no entendimento do ministro, uma vez que funcionários de empresas se submetem a certo discurso nas redes sociais para não desagradar o empregador.

Os presidentes da Anamatra, Ajufe e AMB apresentaram sustentação oral na sessão do CNJ, apontando riscos à liberdade de expressão e democracia. Para eles, o Conselho olhou apenas as exceções e quis regular e limitar juízes do país inteiro. Conseguiram desidratar a resolução, mas não derrubá-la.

“É estimulado o uso educativo e instrutivo das redes sociais por magistrados, para fins de divulgar publicações científicas, conteúdos de artigos de doutrina, conhecimentos teóricos, estudos técnicos, iniciativas sociais para a promoção da cidadania, dos direitos humanos fundamentais e de iniciativas de acesso à Justiça”, completou em seu voto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.