Google versus Justiça
O Google está perdendo uma batalha milionária contra o juiz Gabriel Costa Ribeiro, da cidade de Rondon do Pará. O magistrado alega que o blog Rondon sem Censura, hospedado no serviço Blogspot, do Google, tem publicado informações que ferem a sua honra. A Justiça paraense determinou que a empresa tirasse o site do ar em […]
O Google está perdendo uma batalha milionária contra o juiz Gabriel Costa Ribeiro, da cidade de Rondon do Pará. O magistrado alega que o blog Rondon sem Censura, hospedado no serviço Blogspot, do Google, tem publicado informações que ferem a sua honra. A Justiça paraense determinou que a empresa tirasse o site do ar em 24 horas, sob pena de pagamento de multa diária de 100 000 reais. Também foi ordenado o bloqueio de contas correntes do Google no valor de 3 milhões de reais.
Além de recorrer do caso, o Google entrou com uma ação de suspeição contra o juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, responsável pela decisão. A empresa alega que “o bloqueio judicial feito com rapidez e agilidade fora dos padrões do judiciário”. Além disso, o Google afirma que o juiz Gabriel Costa Ribeiro propôs a ação na mesma comarca em que é único juiz, só não ficando com o processo nas mãos porque pediu uma licença-médica entre 15 e 17 de fevereiro.
(Atualização às 12h41: uma liminar concedida pelo CNJ em 13 de abril impede que o juiz saque a quantia bloqueada do Google.)