Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Eduardo visita QG de apoio à intervenção e que era base dos bolsonaristas

Acampamento com apoio do agronegócio era frequentado por manifestantes governistas e foi fechado pelo GDF

Por Evandro Éboli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jun 2020, 22h54 - Publicado em 13 jun 2020, 21h26

O governo do Distrito Federal desmantelou neste sábado, 13, três acampamentos de apoio a Jair Bolsonaro, instalados há meses na Esplanada dos Ministérios. Uma das razões foi a de gerar aglomeração em tempos de epidemia.

Foram desmontados pela Polícia Militar o acampamento dos “300”, da líder Sara Winter, alvo do inquérito das fake news no STF; o “Patriotas”, que fica na Praça dos Três Poderes, onde um de seus integrantes avançou sobre profissionais da enfermagem que protestavam contra o governo; e o “QG Rural”, o maior e mais bem estruturado, que ficava ao lado do Ministério da Agricultura.

O “QG” recebeu nesta tarde a visita do deputado Eduardo Bolsonaro, que se indignou porque alguns manifestantes foram alvo de spray de pimenta da PM. Foi lá dar seu apoio e postou que irá protestar ao governador Ibaneis Rocha sobre o ato.

ASSINE VEJA

Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena
Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena O início da reabertura em grandes cidades brasileiras, os embates dentro do Centrão e a corrida pela vacina contra o coronavírus. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine

Esse acampamento vinha sendo base de apoio aos bolsonaristas e tem a ajuda financeira de gente do agronegócio. Nos domingos de atos em defesa de Bolsonaro, há filas de apoiadores na hora do almoço, servido de graça.

Continua após a publicidade

Na entrada do acampamento, se destaca uma faixa enorme com a inscrição “Marcha pela Família com Deus pela Liberdade”, movimento surgido em 1964 que gerou uma série de manifestações contra a implantação do comunismo no Brasil e pela deposição de João Goulart.

Frequentadores do acampamento exibiam faixas e camisetas contra o Congresso e o STF e defendiam a “intervenção militar com Bolsonaro presidente”.

Na imagem abaixo, fila dos manifestantes para almoço oferecido pelo QG.

Continua após a publicidade
c97688ac-db34-4861-8f97-3a4c62f7bf29
(Evandro Éboli/VEJA)

O “QG Rural” contava com um grupo que monitorava presença de infiltrados ou de simpatizantes de partidos de esquerda e antibolsonaristas.

No domingo passado, quando se deu o primeiro ato pró-democracia, esse grupo ficou atento às provocações. Pessoas que passavam em frente ao “QG” e que provocavam com palavras contra o presidente, ou mesmo que circulavam por ali em silêncio, mas que por uma alguma razão eram “descobertos”, eram abordados pela tropa bolsonarista e expulsas das imediações.

Continua após a publicidade

Eduardo Bolsonaro posa com manifestantes bolsonaristas ao visitar acampamento na tarde deste sábado.

16ea3cc1-ff7f-4e60-91ca-56ca739bb4d7
(Redes Sociais/Reprodução)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.