Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Contas suspeitas

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, acaba de enviar ao TSE um parecer em que é favorável à desaprovação das contas de campanha da deputada federal Teresa Surita, ex-mulher de Romero Jucá. O MP sustenta  o gasto em dinheiro vivo de 1 milhão de reais com alimentação com apoiadores da campanha é motivo para rejeição das […]

Por Redação Atualizado em 31 jul 2020, 10h31 - Publicado em 11 out 2011, 16h44

A vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, acaba de enviar ao TSE um parecer em que é favorável à desaprovação das contas de campanha da deputada federal Teresa Surita, ex-mulher de Romero Jucá.

O MP sustenta  o gasto em dinheiro vivo de 1 milhão de reais com alimentação com apoiadores da campanha é motivo para rejeição das contas. O montante corresponde a aproximadamente 30% do total de despesas da candidata eleita.

Na manifestação de cinco páginas, Cureau diz que tal gastos, para um pequeno eleitorado com o de Roraima, “pode até configurar ‘compra de votos’ camuflada de contratação de mão-de-obra.

Ela ainda argumenta que, pela legislação eleitoral, não é facultado ao candidato fazer tais gastos em espécie. O candidato deve, sim, fazê-lo por meio de mediante cheques ou operações financeiras que possibilitem o controle da Justiça Eleitoral.

A propósito, Teresa recorreu em fevereiro ao TSE para anular decisão do TRE de Roraima que a condenou. Se não ganhar o recurso no TSE, pelo entendimento atual, ela não corre o risco de perder o mandato. Pode ser apenada a, por exemplo, pagar uma multa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.