Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonaro, o técnico do time, continua dificultando o trabalho da zaga

Presidente cria intrigas com governadores e segue minando estratégia preventiva de isolamento social contra o coronavírus

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 mar 2020, 14h03 - Publicado em 20 mar 2020, 14h01

Jair Bolsonaro outro dia usou a figura do técnico de futebol para explicar seu papel no combate ao coronavírus. “Se o time ganha, parabéns a todos. Se vai mal, o primeiro a ser demitido é o técnico. Nosso time está ganhando e de goleada”, disse o presidente.

Depois de três dias de panelaços, de queda de popularidade e, mais importante, de agravamento da crise no país, com aumento no número de infectados e nas mortes, o presidente continua usando a grande tribuna presidencial para atacar os governadores.

“Tem certos governadores que estão tomando medidas extremas que não competem a ele, como fechar aeroportos, fechar rodovias, shopping, feiras. Se comércio parar, o pessoal não tem o que comer. O vírus mata, mas muitos mortos terão sem comida”, disse Bolsonaro nesta sexta.

Aqui, uma explicação. É o próprio governo que alerta para a importância do isolamento social. A Itália paga um alto preço por ter seguido a tática ora estimulada por Bolsonaro. Os técnicos da Saúde se empenham para conscientizar a população sobre a gravidade do vírus, a importância de não sair de casa, enquanto o presidente continua remando contra.

Já está claro que mercados, farmácias e outras atividades de utilidade pública seguirão funcionando. Os setores de abastecimento se empenham em afirmar que não faltarão produtos nas prateleiras, mas o presidente continua dizendo coisas do tipo: “Não podemos levar para o extremismo. Pessoal da informalidade pode ficar até sem comida”.

Continua após a publicidade

Nesta quinta, os 27 governadores do país pediram socorro a Bolsonaro em uma carta. Que momento para o governo chamar um encontro e formar uma grande frente uniforme de ações ao vírus, não é mesmo? Mas não. O presidente amanheceu atacando e dividindo novamente.

Bolsonaro não percebeu ainda que os governadores só tomam medidas por conta própria porque já sentiram que não podem contar com um comando central. Se a voz de comando não passa confiança, como é o caso de Bolsonaro, os liderados abaixo começam a adotar as medidas que julgam mais acertadas.

É assim novo governo, é assim numa família, é assim em qualquer lugar. O presidente ainda não percebeu que mesmo o técnico do time tem que entrar em campo nos coletivos para treinar a equipe, orientar, liderar. O presidente segue na beira do gramado criando intrigas, minimizando uma situação grave, minando a estratégia preventiva do seu governo. É um técnico que joga contra sua própria defesa enquanto torce para que tudo dê certo, que o time resolva sozinho.

Continua após a publicidade

É certo que o presidente deve estar seguindo o que acredita ser o certo. Mais importante que ouvir os próprios instintos é saber ouvir. O mundo, os técnicos do governo, os médicos e especialistas, todos já apontaram o caminho. Siga, presidente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.