Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bafômetro obrigatório

É um princípio consagrado da Constituição: todo cidadão tem o direito de não produzir prova contra si. Porque está na lei, esse direito (derivado da presunção de inocência) resguarda, por exemplo, a decisão de um motorista em recusar o bafômetro em uma blitz. Mas veja só a ideia que teve o deputado Jonas Donizette. Em […]

Por Redação Atualizado em 31 jul 2020, 09h31 - Publicado em 14 fev 2012, 12h22

Para dirigir, só assinando o termo.

É um princípio consagrado da Constituição: todo cidadão tem o direito de não produzir prova contra si. Porque está na lei, esse direito (derivado da presunção de inocência) resguarda, por exemplo, a decisão de um motorista em recusar o bafômetro em uma blitz.

Continua após a publicidade

Mas veja só a ideia que teve o deputado Jonas Donizette. Em projeto apresentado na Câmara na semana passada, Donizette propõe novas regras para expedição de carteira de habilitação no país.

Pelo texto do deputado, só terá autorização para dirigir o motorista que assinar um termo se comprometendo a realizar “testes, exames clínicos ou perícia” que permitam apurar influência de álcool ou de outras substâncias psicoativas ao volante.

Quem não assinar, não receberá a carteira. Simples. O motorista que for renovar a carteira também terá de assinar o termo. Se não assinar… Adeus volante. O projeto não tem a menor chance de passar no Congresso. Mas já imaginou?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.