Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Agentes do GSI manifestam incômodo crescente com negacionismo de Bolsonaro

Na semana passada, um general que trabalhava no Planalto morreu em decorrência da Covid-19

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 Maio 2021, 08h26 - Publicado em 21 Maio 2021, 06h01

A morte do general da reserva Carlos Roberto Peixoto na quinta-feira da semana passada, por Covid-19, acentuou o incômodo crescente entre agentes do GSI com o comportamento negacionista do presidente Jair Bolsonaro.

Peixoto chefiava a Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da pasta e passou quase dois meses internado. Ele trabalhava em regime híbrido, alternando o modo remoto e presencial — no Palácio do Planalto —, e costumava usar máscara e álcool em gel, mas ainda assim contraiu a doença.

Ocorre que seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que trabalham para proteger Bolsonaro se expõem ainda mais ao novo coronavírus, com bastante frequência. Em conversas reservadas, o desprezo do presidente pelas medidas de prevenção contra a doença — como o uso de máscara e o distanciamento social — tem irritado cada vez mais os agentes, forçados a se arriscar junto com ele.

No dia da morte de Peixoto, por exemplo, Bolsonaro voltou a se misturar a uma multidão durante viagem a Alagoas, e mais uma vez sem máscara. A orientação na pasta é que todos os servidores usem a proteção facial, mas quem conhece o presidente sabe da sua aversão à peça e do constrangimento que ele impõe a quem a utiliza no seu entorno.

No começo de março, um ajudante de ordens de Bolsonaro morreu depois de contrair a Covid-19. Um ano antes, outro agente que atuava na segurança do presidente chegou a ser hospitalizado em estado grave com a doença.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.