Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O pior para Lula está por vir

O calvário do ex-presidente mal começou

Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente

Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente (Jefferson Coppola/VEJA)

Convocadas pelo PT, quantas pessoas saíram às ruas do país, ontem, para protestar contra o julgamento de Lula ou para se manifestar a favor dele? Foram 70.000 em Porto Alegre, a acreditar-se nos números do PT. Em Brasília, cinquenta pessoas, contadas por jornalistas. Não houve notícias de outros atos no resto do país.

Foi pouca gente, pois. E nada indica que hoje muito mais ocupará as ruas das grandes cidades. Quem se interessa pelo assunto estará ligado na televisão e no rádio e conectado à internet. Esse era o medo do PT. O medo de ser abandonado por sua gente, e mais adiante pelo partido, é o que hoje move Lula. E ele tem razões de sobra para isso.

É menos o PT por vontade própria, e mais Lula, que força o partido a ficar com ele. O PT dá como certo que sairá menor das urnas em outubro próximo. Sua atual bancada de sessenta deputados federais deverá ser reduzida à metade, segundo os cálculos mais otimistas. Minas Gerais e Piauí são os únicos estados onde o PT elegeria, hoje, governadores.

Com Lula candidato a presidente, seria possível que o partido tivesse melhor desempenho, mas a depender mesmo assim. Um Lula absolvido em Porto Alegre teria lugar garantido no segundo turno e uma vitória final mais do que provável. Um Lula sub judice, não. Apanharia feio durante a campanha. Quase certamente perderia.

Além das figurinhas carimbadas do tipo Dilma, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Vanessa Graziotin e outras poucas, que nomes políticos de peso suaram de fato a camisa ou se arriscaram a perder a voz em defesa de Lula? As caravanas que percorreram os estados fracassaram. Um vexame, os últimos encontros de Lula com artistas e intelectuais.

Apartamento de Lula no Guarujá Apartamento de Lula no Guarujá

Apartamento de Lula no Guarujá (Luiz Maximiano/VEJA)

Se o povo não é bobo, não há bobos nos escalões superiores do PT e dos demais partidos. Nem nos escalões intermediários. Sabe-se ali melhor do que aqui fora o que Lula fez ou deixou de fazer para estar na situação em que se encontra. O PT não é vítima de Lula. É vítima de suas ambições de chegar com ele ao poder e de manter-se nele o máximo que pudesse.

Dos processos contra Lula, o do tríplex 164-A é, digamos, o mais inocente, o que menos estragos produzirá à imagem dele e à do PT. Há outros piores. Como o do sítio em Atibaia, reformado de graça pelas construtoras Odebrecht e OAS, com direito a pedalinhos infantis, copos com o escudo do Corinthians, adega, torre de celular e tudo mais.

Lula até poderá escapar de todos, mas seu calvário mal teve início.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Larissa Lopes

    Em Belo Horizonte tbm teve passeata ontem, por volta de 18h, tinha aproximadamente 300 pessoas!

    Curtir

  2. Larissa Lopes

    Em Belo Horizonte tbm teve passeata ontem, por volta de 18h, tinha aproximadamente 300 pessoas!

    Curtir

  3. Lula vai acabar em cana, onde começou.

    Curtir

  4. Paulo Vielmo

    Este dado de 70.000 manifestantes só existe na cabeça dos petralhas. Na verdade a manifestação dos apoiadores lotou mesmo os hotéis de luxo de Porto Alegre, que no final das contas serão pagos pelos otários seguidores da divindade Lulladrão.

    Curtir

  5. Gilberto Mendes

    Em 2018 o PT terá muitas SURPRESAS, e digo mais não elegem ninguém.

    Curtir

  6. ALMANAKUT BRASIL

    O lugar do Lula é no Inferno! E quem quiser que vá com ele!

    Curtir