Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Greta, a ativista sueca, sai em defesa da Amazônia contra o Covid-19

Bolsonaro não gostará nem um pouco

Por Ricardo Noblat
Atualizado em 30 jul 2020, 18h56 - Publicado em 9 Maio 2020, 08h00

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, eleita a personalidade do ano passado pela revista americana TIME, decidiu gravar um vídeo pedindo socorro para que a Amazônia possa combater os efeitos do coronavírus. O vídeo será enviado em breve para todos os chefes de Estado do mundo e entregue à imprensa internacional.

Má notícia para o presidente Jair Bolsonaro e o seu governo. Em novembro último, ao saber que Greta denunciara o desmatamento da Amazônia e a situação de risco em que os indígenas vivem por lá, Bolsonaro, irritado, chamou-a de pirralha. De imediato, Greta incorporou o termo à sua biografia oficial.

Sua decisão de gravar o vídeo foi comunicada, ontem à noite, ao prefeito Arthur Virgílio (PSDB), de Manaus, por meio de Abel Rodrigues, representante para o Brasil e Portugal do Fridays Future, movimento criado por Greta. Atende ao pedido que Virgílio fez diretamente à ativista nos seguintes termos:

“Precisamos salvar a vida dos protetores da floresta contra o Covid-19. Estamos diante do desastre, à beira da barbárie depois do colapso do sistema médico de Manaus”.

Nessa mesma linha, Virgílio gravou em inglês um vídeo que remeteu aos chefes de Estado dos 22 maiores países do mundo. Em abril, o número de mortos em Manaus ultrapassou a casa dos 2.600. Em igual período do ano passado foi de apenas 1.025. O crescimento se deveu em grande parte à ação do coronavírus.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.