Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ella e Basie, O Encontro Perfeito

Música

Por Flávio de Mattos
Atualizado em 16 mar 2018, 16h00 - Publicado em 16 mar 2018, 16h00

O Savoy Ballroom, em Nova York, costumava promover umas “batalhas de bandas” em seus salões, no final dos anos 30. Os eventos buscavam atrair mais gente para seus bailes, que chegavam a contar com um público de até duas mil pessoas. Uma dessas batalhas ficou para a história do jazz. Ela reuniu, de um lado a Big Band de Chick Webb e, do outro, a Orquestra de Count Basie.

Era a tarde de domingo, 16 de janeiro de 1938. O baterista Chick Webb comandava a orquestra da casa. Sua principal atração era a jovem revelação Ella Fitzgerald, com 20 anos. Em suas apresentações, as pessoas, muitas vezes, paravam de dançar, para escutá-la cantar. A banda do visitante Count Basie tinha como crooner ninguém menos do que Billie Holiday, que aos 22 anos já era uma cantora mais experiente.

Ao final do encontro, o crítico da revista Metronome declarou vencedora a dupla Chick Webb / Ella Fitzgerald. Contudo, para a revista DownBeat, Count Basie e de Billie Holiday ganharam aquela batalha. Na verdade, quem ganhou mesmo foi a plateia do Savoy Ballroom, que pôde assistir à exibição de duas grandes orquestras, com duas das maiores cantoras de jazz de todos os tempos.

O evento alavancou as carreiras tanto de Ella Fitzgerald, como de Count Basie e Billie Holiday. Nesse mesmo ano, Ella gravou seu primeiro sucesso, a canção A-Tisket, A-Tasket. Billie Holiday deixou Count Basie e integrou-se à orquestra de Artie Shaw, primeiro, e logo iniciou sua carreira solo. E Count Basie partiu para uma turnê nacional com sua orquestra, a primeira grande turnê de uma banda de jazz nos EUA.

Profissionalmente, Ella Fitzgerald e Count Basie não tiveram muitas oportunidades de trabalharem juntos, ao longo dos anos. Foi o produtor Norman Granz quem propôs a eles, pela primeira vez, a gravação de um disco conjunto, em 1963. O resultado foi a pequena obra prima, que figura em todas as listas dos melhores álbuns da história do jazz, Ella and Basie.

Continua após a publicidade

Ella revive seus velhos tempos de crooner, à frente da big band de Count Basie. Os dois artistas estão no auge de sua forma. O disco tem em seu repertório alguns clássicos bem conhecidos, como Tea for Two, ou I’m Beginning To See The Light e, ainda, On the Sunny Side of the Street. Foi o primeiro de alguns outros trabalhos que fizeram juntos, ao longo de suas vidas.

No vídeo a seguir podemos acompanhar a apresentação de Ella Fitzgerald com a Orquestra de Count Basie no Festival de Jazz de Montreux, em 1979. Ella Fitzgerald usa o tema de seu primeiro sucesso A-Tisket, A-Tasket, como veículo para um sensacional o diálogo de sua voz com o trombone de Booty Wood. O show foi gravado ao vivo e deu origem ao álbum A Perfect Match (Pablo -1979).

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.