Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Noblat

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Apoio do PT a Rossi vira a página do impeachment de Dilma

A vitória do pragmatismo político

Por Ricardo Noblat
5 jan 2021, 09h00

Foi mais do que um indigesto sapo barbudo o que o PT teve que engolir para finalmente anunciar seu apoio a Baleia Rossi, candidato a suceder Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados a partir de 1º de fevereiro próximo.

Rossi é do MDB de Michel Temer, três vezes presidente da Câmara, o vice que substituiu Dilma Rousseff na presidência da República. O PT chama até hoje de golpe o impeachment que abreviou o mandato de Dilma.

Golpe ou não, o MDB com Temer à frente conspirou para o desfecho melancólico do período de 13 anos e meio de PT no poder federal. O placar apertado a favor do apoio a Rossi deu a medida exata da dificuldade que teve o PT para degluti-lo.

Mas a diferença de apenas três votos em um total de 54 não significa que a banda derrotada poderá trair o acordo firmado. Além de ser um partido disciplinado, o PT não quer ser acusado de ter rompido a frente de esquerda que apoia Rossi.

Ficaria mal na foto. De resto, abriria mão do cargo que Rossi lhe prometeu na direção da Câmara caso ele seja eleito – a primeira vice-presidência ou a Secretaria-Geral. A unidade dos partidos de esquerda será importante para as eleições do ano que vem.

Foi principalmente com isso em vista, mas também porque nada lucraria com uma eventual eleição de Arthur Lira (PP-AL), o candidato de Jair Bolsonaro a presidente da Câmara, que o PT resolveu enterrar o passado. Pragmatismo puro e na hora certa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.