Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

10 coisas que você jamais deve colocar na bagagem despachada

Veja uma lista com os objetos que você deve evitar colocar na sua mala para não ter _nem proporcionar_ dores de cabeça durante sua próxima viagem de avião

Quem já viajou e teve a desagradável surpresa de não encontrar a mala na esteira de bagagem ao desembarcar no destino final sabe como essa experiência pode acabar com o bom humor de qualquer um.

Poucas coisas são mais chatas do que ficar sem suas coisas em uma viagem, especialmente quando o motivo é trabalho. Sim, porque quando estamos de férias até dá pra relevar um pouco a situação e reaproveitar a roupa do corpo até a mala aparecer.

Mas quando a viagem é a trabalho a situação fica complicada.

Já perdi a conta de quantas vezes isso já aconteceu comigo. Sempre tento manter o bom humor e a esperança de que minha malinha vai dar as caras, mas tem vezes que não dá.

Lembro de uma vez que fui para a França e minha mala demorou quatro dias para chegar. Pior, estava trabalhando numa cidadezinha no meio do nada e a única opção para comprar uma peças de roupa era um Carrefour… imagina?!?

Outra vez isso aconteceu durante uma viagem (também a trabalho) ao Bahrein. A mala demorou dois dias e tive que ir ao shopping comprar algumas peças, mas a conta ficou carinha. E estou esperando o reembolso prometido até hoje (faz uns cinco anos).

Justamente por isso sempre carrego na mala de mão uma muda de roupas limpas, além de roupas íntimas para pelo menos dois dias, para evitar maiores problemas. Mas que sempre é chato ficar sem suas coisas isso é.

Mas chegar alguns dias depois de você não é o pior que pode acontecer. Dependendo do que você colocar em sua mala você ainda corre o risco de ter seus pertences roubados.

Ou, pior ainda, causar um acidente aéreo dependendo do que tiver dentro dela.

Para evitar dores de cabeça, imprevistos, prejuízos e acidentes, fiz uma lista de itens que você jamais deve colocar em sua bagagem a ser despachada. Mas vale lembrar que, na dúvida, sempre é bom conferir as regras da empresa aérea pela qual você vai viajar 😉

 

1. Baterias e pilhas de íon lítio

O transporte deste tipo de bateria ou pilha, usados em câmeras, telefones celulares, computadores portáteis, brinquedos de controle remoto, bicicletas elétricas, carros elétricos etc, é proibido no compartimento de carga em aviões de passageiros em todo o Brasil por determinação da Anac. Os passageiros que necessitarem levar baterias sobressalentes só poderão fazê-lo na bagagem de mão desde que não excedam 160Wh, o equivalente a 40mAh. Baterias de celulares, por exemplo, tem entre 2mAh e 4mAh. Na dúvida, consulte o site da empresa aérea. A proibição visa a segurança dos passageiros depois que estudos apontaram que as aeronaves não foram projetadas para combater o fogo proveniente de baterias de íon lítio.

 

2. Eletrônicos

Pelos mesmos motivos apontados no item acima, os eletrônicos devem sempre viajar na bagagem de mão. Além disso sempre corre-se o risco de eles serem roubados ou simplesmente quebrarem durante o transporte. Melhor prevenir do que arcar com o prejuízo depois.

 

3. Jóias

O mesmo se aplica a outros objetos de valor, como jóias, bens de família e objetos que não podem ser substituídos. Depois que você despacha sua bagagem não tem garantia nenhuma de que ela chegará ao destino final. Ou, se chegar, pode ter sido violada ou danificada. Para não se arrepender, sempre leve estes itens com você dentro da cabine.

 

4. Medicamentos

Jamais despache seus medicamentos na bagagem. Imagine se sua mala se perde no caminho e você fica sem aquele remédio que precisa tomar diariamente durante uma viagem à China, por exemplo? Sempre carregue suas medicações na mala de mão e, dependendo do remédio, é bom ter a receita médica junto para evitar confusões em outros países.

 

5. Documentos

Assim como acontece com os itens acima, imagina a dor de cabeça de perder um documento importante porque sua mala foi extraviada? Jamais coloque passaportes, carteiras de identidade ou outro tipo de documento na mala a ser despachada. Para evitar dores de cabeça, tenha também cópias deles em locais diferentes, pois se você perder um terá o outro para ajudar na burocracia.

 

6. Líquidos com mais de 70% de teor alcóolico

Levar algumas garrafas de vinho ou de cerveja na mala despachada está liberado, mesmo porque elas estão proibidas na mala de mão. Mas lembre-se de fazer uma embalagem adequada para evitar sustos ao abrir a mala e ver todas suas roupas tingidas de vinho. Mas qualquer tipo de líquido que contenha mais de 70% de teor alcóolico (ou 140 proof) não pode ser despachado. Ou seja, nada de colocar na mala bebidas como Bacardi 151, Everclear e Absinto Hapsburg Gold Label Premium Reserve.

 

7. Cigarros eletrônicos e similares

Assim como acontece com as baterias, os cada vez mais populares cigarros eletrônicos, vapes e e-cigars não podem ser transportados no compartimento de carga dos aviões. Eles devem estar sempre na bagagem de mão e serem retirados no momento de passar no raio-x. Vale lembrar que eles não podem ser utilizados durante o voo.

 

8. Produtos inflamáveis

Parece meio óbvio, mas sempre é bom lembrar que produtos inflamáveis como gasolina, líquidos para isqueiros, tintas inflamáveis e combustíveis para cozinhar são terminantemente proibidos nas bagagens, tanto as despachadas como as de mão. Se você realmente precisa de um destes produtos em seu destino, sua única opção é deixar para comprar quando desembarcar.

 

9. Dinheiro ou cartões de crédito

A não ser que você seja bilionário e que dinheiro não te faça falta nenhuma, não arrisque. Nunca se sabe o que vai acontecer com sua mala depois que ela for despachada, então é melhor não brincar com isso. Carregue sempre seu dinheiro e os cartões na bolsa ou na mala de mão.

 

10. Itens proibidos ou falsificados

Cada país tem regras diferentes, portanto é sempre bom conferir o que é permitido em cada um deles antes de colocar na mala. Coisas como comidas, frutas, plantas, drogas, animais e objetos falsificados são quase sempre banidas e garantia de dor de cabeça ao chegar em seu destino. Por isso sempre verifique antes de colocar dentro da mala. Ninguém quer sair de férias e ir parar na cadeia!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s