Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Pabllo Vittar cantará Hino Nacional na estreia do Brasil na Copa?

Notícia falsa publicada por blogs e compartilhada em redes sociais afirma que cantora aceitou um convite do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero

Por João Pedroso de Campos Atualizado em 8 jan 2018, 15h24 - Publicado em 8 jan 2018, 15h18
Reprodução/Reprodução

O boato sobre uma participação frustrada da cantora Pabllo Vittar antes da fama no programa Ídolos, da TV Record, não foi o único sobre ela na primeira semana do ano. Circula nas redes sociais desde o último dia 4 de janeiro a lorota de que Pabllo foi convidada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aceitou interpretar o Hino Nacional na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, em junho, na Rússia.

Publicada pelos blogs Portal Veja Agora (acima) e Line Leaks e compartilhada por alguns internautas em redes sociais como se fosse verdadeira, a notícia falsa atribui o convite ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que teria feito um anúncio oficial:

À [sic.] pedidos de fãs e torcedores, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, convidou formalmente o cantor Pabllo Vittar para ser a voz principal do Hino Nacional na estreia da Seleção Brasileira na copa da Russia [sic.].

“O Brasil é um país com grande diversidade de gênero, temos que dar espaço e apoio para artistas como Pabllo. É uma forma de combater o preconceito e a intolerância. Ele é um excelente profissional e tenho certeza que irá fazer uma apresentação emocionante.” Afirmou Del Nero.

Em sua conta no Twitter, Pabllo agradeceu o convite e confirmou presença no evento.

O Brasil fará sua estréia [sic.] pela copa no dia 17/06/2018 às 15 horas (horário de Brasília) contra a Suíça, no estádio Rostov Arena, em Rostov do Don, cidade localizada ao sul do país.

Pabllo esteve recentemente no Domingão do Faustão, onde ganhou o prêmio de melhor música do ano e fez uma apresentação polêmica, com algums [sic.] erros na letra, desafinação e falta de ar.

As únicas informações verdadeiras no texto acima são as de que o Brasil estreará na Copa do Mundo contra a Suíça, no dia 17 de junho de 2018, na cidade de Rostov, e a de que Pabllo Vittar recebeu o prêmio de Música do Ano de 2017 no programa Domingão do Faustão, da TV Globo. O restante pode ser ignorado. É falso.

Continua após a publicidade

A CBF e Marco Polo Del Nero não fizeram nenhum convite a Pabllo para que ela cante o Hino Nacional na estreia dos comandados de Tite em gramados russos. Não há, no site da CBF e nem nos perfis da confederação em redes sociais, qualquer anúncio oficial da iniciativa. A cantora também não se manifestou em sua conta no Twitter para “confirmar presença no evento”. Ou seja, é falso.

Não há, ainda, nenhuma reportagem publicada em veículos de informação confiáveis sobre o assunto. É difícil imaginar que uma notícia envolvendo dois temas tão evidentes – a estreia do Brasil no mundial e Pabllo Vittar – fosse ignorada pela imprensa e registrada apenas pelos desconhecidos Portal Veja AgoraLine Leaks. Ou seja, é falso.

Além desses motivos, a lorota não para em pé por um motivo simples: os hinos dos países em jogos da Copa do Mundo são executados apenas instrumentalmente, não há intérpretes. Relembre abaixo como foi a estreia da seleção brasileira em 2014:

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade