Moro participou de evento patrocinado por PSDB e petroleiras?
Foto que circula em blogs de esquerda é montagem mal feita. Juiz receberá, em maio, prêmio patrocinado por empresas brasileiras e estrangeiras
Alguns blogs de esquerda têm compartilhado nas redes sociais nos últimos dias uma notícia falsa que mira o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba.
Segundo o boato, Moro participou de um evento patrocinado por partidos políticos, como PSDB e DEM, além de bancos (Santander, Bradesco e Itaú), veículos de comunicação (Folha de São Paulo, O Estado de S. Paulo e Globo) e grandes petroleiras estrangeiras (Shell, Exxon, BP e Statoil).
A ideia da lorota é alardear que os tais patrocínios são provas de que o magistrado é parcial na condução dos processos do braço paranaense da Lava Jato, que tem entre os principais alvos o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci.
A “notícia” é acompanhada por esta foto abaixo, “comprovante” da participação do juiz no tal evento, que não é sequer nomeado:
À imagem se segue um texto que aponta supostas ligações entre os “patrocinadores”, Moro e o governo de Michel Temer (MDB). “Mostre essa foto para seus amigos que ainda acreditam nesse juiz BANDIDO, que ganha milhões dando palestras em nome de uma fama fabricada pela midia [sic.] e enfrenta acusações de pedidos de propinas. Nenhum grande bandido está preso na Lava Jato, todos já estão soltos e a operação é apenas um instrumento de perseguição [sic.] política ao ex-presidente Lula”, conclui a notícia falsa, compartilhada 2.764 vezes no Facebook apenas na página do blog Plantão Brasil.
O juiz federal Sergio Moro não participou de um evento patrocinado por partidos políticos, veículos de comunicação, bancos e petroleiras. A imagem que ilustra a notícia falsa é uma montagem – pessimamente executada, aliás – feita a partir de uma foto da participação de Moro em uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no dia 9 de setembro de 2015.
Veja abaixo a foto verdadeira (à esquerda) e a montagem (à direita):

Desmentida a notícia falsa, a hipótese mais plausível para seu surgimento é a divulgação recente de que Sergio Moro receberá, no dia 15 de maio, em Nova York, o prêmio “Pessoa do Ano”, entregue pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Além do magistrado, também será homenageado o ex-prefeito novaiorquino e empresário Michael Bloomberg.
Entre os patrocinadores de mesas do evento estão empresas brasileiras e estrangeiras. A maioria dos apoiadores é composta por bancos, entre os quais alguns nacionais, como BTG Pactual, Bradesco e Itaú, e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e várias instituições financeiras estrangeiras, como Bank of America Merril Lynch, Citibank, Safra National Bank e Delta Bank, entre outros. A Petrobras também está entre os patrocinadores.
PSDB, DEM, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Globo, Shell, Exxon, BP e Statoil, não na lista de apoiadores divulgada pelos organizadores do “Pessoa do Ano” da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Confira aqui a relação completa.
Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







