Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marcinho VP e Marielle: a verdade sobre este boato

Não, a vereadora do PSOL assassinada não era casada com o traficante — nem foi eleita pelo Comando Vermelho

Uma série de fake news (notícias falsas) sobre Marielle Franco tem circulado pela internet desde o assassinato da vereadora do PSOL, na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Entre as mais fortes, está o suposto casamento dela com o traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, preso atualmente em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A “prova” seria a seguinte foto:

Imagem usada para ilustrar o boato

Imagem usada para ilustrar o boato (Reprodução/Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A imagem acima é antiga e não mostra nem Marielle nem o traficante Marcinho VP. O registro mais antigo da imagem na internet é o de um fotolog de título chulo. Veja abaixo:

Reprodução da tela do fotolog que contém a imagem

Reprodução da tela do fotolog que contém a imagem (Fotolog/Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcinho VP vive atrás das grades há mais de duas décadas — atualmente em presídio federal de Mossoró. O homem na imagem acima também não é Márcio Amaro de Oliveira, outro traficante igualmente conhecido como Marcinho VP, assassinado em 2003, no Complexo de Bangu.

Marielle tem uma filha, mas não ficou grávida aos 16 anos, como diz outra fake news. E também não foi eleita pelo Comando Vermelho, boato que enganou até uma desembargadora do Rio. O post abaixo, portanto, é baseado em mentiras:

Post com inverdades sobre Marielle Franco

Post com inverdades sobre Marielle Franco (Reprodução/Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algum amigo ou familiar publicou esses boatos acreditando que eram notícias verdadeiras? Então, envie este texto a ele.

 

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. claudiomar da cruz

    Aqui pegaram um com 500mil, outro com 2 milhões e outro com cinquenta milhões e não deu em nada. São santos…

    Curtir

  2. sinesio gimene

    midia bandida defendendo bandidos, a esquerda é lixo e a midia nao fica atras, como se a midia legalizada falasse só a verdade, endeusando a esquerda de bandidos, politicos e a midia andam juntos, meia duzia de pixulecos querendo mostrar que ela é santa , nem no inferno

    Curtir

  3. NÓS DO RIO SABEMOS QUE GAROTINHO BOTOU TODOS OS CHEFES DE FACÇÕES NA CADEIA E O ÚNICO FOI ( NEM DA ROCINHA ) ESSES ANIMAIS NEM SABEM QUE MARCINHO VP É VILA DA PENHA – E SE FOSSE MULHER DO MARCINHO VP ? SERIA MELHOR SER MULHER DO VP QUE SER MULHER DO SÉRGIO CABRAL – ALIÁS, CABRAL DEVE SER AMIGO DA TAL DESEMBARGADORA –

    Curtir

  4. sinesio gimene

    a verdade dada pela midia da esquerda de bandidos nao vale , quem sabe a verdade ? um vai aparecer, qual será ? e quando acontecer ninguem vai falar nada, como a midia de bandidos é da esquerda, ai colocam um chamado “a verdade! como se midia só falasse a verdade……

    Curtir

  5. sinesio gimene

    como saber? da nojo de tanto que falaram da vitima e estao se vitimando em cima da morta

    Curtir