Me Engana que Eu Posto Por Coluna A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Lula não foi expulso de restaurante em Natal

Imagens que circulam pela internet na verdade estão ligadas às viagens de outro político brasileiro

Por Da Redação - Atualizado em 6 dez 2017, 20h34 - Publicado em 20 ago 2017, 11h44

Textos ligados a uma gravação compartilhada na internet por alguns portais afirma, erroneamente, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi expulso da unidade do restaurante Camarões no Shopping Midway, em Natal, por manifestantes. No vídeo, que viralizou, é possível ver uma pequena multidão concentrada em frente ao estabelecimento que, dividida, sustentava gritos de “Fora PT” e “Lula na Cadeia” contra um tímido coro de “Fora Doria”. Confira:

Segundo Leonardo, funcionário do restaurante, as imagens não são do último sábado (19), como dizem os boatos. “O vídeo não foi gravado ontem, mas no início da semana”, disse. “Teve um evento aqui no shopping, mas nem João Doria (prefeito de São Paulo que tem viajado o Brasil com intenções de se candidatar à presidência em 2018) nem Lula almoçaram no restaurante”.

O evento citado aconteceu na última quarta-feira (16), quando o prefeito de São Paulo participou de uma cerimônia de condecoração proposta pelo presidente afastado da Câmara de Natal, Raniere Barbosa (PDT), que é acusado de desviar dinheiro público. Na data, Doria foi titulado cidadão natalense, sob protestos.

Publicidade

Inicialmente, contra o prefeito paulistano, a manifestação virou um embate entre o grupo que segurava faixas de “Doria assassino” e os clientes do restaurante Camarões. Em um outro vídeo, postado justamente no dia do evento e pouco disseminado nas redes, vemos claramente a discussão:

Importante constar, ainda, que seria, digamos, impossível Lula ter estado no restaurante de Natal, capital do Rio Grande do Norte, ontem. Motivo: o ex-presidente, na verdade, realizava uma viagem pela Bahia.

 

Publicidade

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade