Um dia com três bombas contra Bolsonaro
O capitão acuado pelo judiciário, legislativo e o ‘Vale do Silício’, isso sem falar na economia
O presidente Jair Bolsonaro sofre nesta terça-feira, 26, uma das situações mais difíceis do seu mandato. O capitão está suspenso de duas redes sociais, Youtube e Facebook, enquanto sofrerá praticamente dois julgamentos: um da CPI da Covid-19 e um no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fato é que Bolsonaro ficará acuado o dia inteiro. Enquanto a CPI da Covid-19, por um lado, aprovará, em votação, o relatório no qual o presidente é acusado de vários crimes, incluindo este último de divulgação da fake news sobre vacina e o vírus HIV, Bolsonaro sofrerá também na esfera eleitoral.
Nesta terça-feira, 26, será a apresentado o relatório no TSE sobre os disparos em massa na campanha de 2018, em que o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor da corte, deve dizer claramente que houve, sim, indícios de ilegalidades na campanha.
Ninguém espera, neste momento, que ele proponha a cassação da chapa, mas será um bombardeio de críticas a Bolsonaro e ao comportamento de seu staff na campanha de 2018 – um marco pensando no ano que vem.
Isso, fora a questão da vergonha de um presidente da República estar suspenso de redes sociais por divulgar essa última notícia falsa sobre a vacina. Já há um movimento para que Bolsonaro seja banido para sempre do Facebook e do Youtube. Não é impossível. Há precedente, como aconteceu com o presidente Donald Trump, no exercício do mandato.
O dia difícil de Bolsonaro – seja no judiciário, no legislativo e até com essas empresas privadas do vale do silício – ainda incluiu o pedido do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Procurador-Geral da República se pronuncie sobre a última fake news vergonhosa do presidente. É um dia que Bolsonaro tentará esquecer.
PS – Esse texto não acabou, leitores: a prévia da inflação ficou em 1,20% em outubro, o pior desde 1995, e atinge 10,34% em 12 meses. A informação foi divulgada há pouco. Mais uma notícia ruim para governo.
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
COP30 começa com um ‘bode na sala’ para Lula
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa
Assombração? Plenário do Senado tem dois senadores feridos em questão de horas
Qual será o período mais crítico de chuvas em São Paulo hoje, segundo a previsão







