Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Queda de Ricardo Salles era esperada e desejada

Agora ex-ministro, ele é investigado por ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira. Bolsonaro finalmente cedeu

Por Matheus Leitão Atualizado em 23 jun 2021, 17h54 - Publicado em 23 jun 2021, 17h45

Pressionado pela base aliada, mais precisamente pelo centrão, o presidente Jair Bolsonaro não resistiu mais, e cedeu. Aceitou a demissão do agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. 

Como disse o comentarista André Trigueiro, da GloboNews, Salles “nunca foi o ministro do Meio Ambiente. Será lembrado, [na verdade]. como ministro da boiada”. 

É tão baixa a sua passagem pela pasta, que Salles está sendo investigado por ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira. O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal a pedido da Procuradoria Geral da República.

Enquanto ocupou o cargo, Salles conseguiu mexer com quem resolveu investigá-lo. Em abril deste ano, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, foi retirado do cargo depois de enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra Salles alegando que o então ministro dificultou a ação de órgãos ambientais. Como a coluna mostrou, a troca de Saraiva comprovou a interferência indevida do governo na corporação.

Além disso, a queda de Salles acontece no momento mais difícil da atual gestão, quando a CPI da Covid-19 avança, especialmente em relação ao caso da Covaxin, informado pela coluna nesta terça-feira, 22. É hora de pagar a conta para os aliados.

Mesmo tendo cedido, Bolsonaro, a exemplo do que fez com Abraham Weintraub e Ernesto Araújo, deve exaltar os feitos dele, elogiar horrores e agradecer. Não se espantem se o presidente afirmar que foi o melhor ministro do meio ambiente da história.

Continua após a publicidade
Publicidade