Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Pesquisa não mostra um detalhe importante sobre Moro

Ex-juiz terá uma luta inglória pela frente

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 nov 2021, 12h20 - Publicado em 22 nov 2021, 13h19

Além de ter que responder pelos erros cometidos na Lava Jato e a bizarrice de ter aceitado trabalhar para Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sérgio Moro, agora candidato, precisará ralar muito – mas muito mesmo – para chegar ao segundo turno das eleições de 2022.

Basta ver a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 22. Apesar de já aparecer como principal adversário de Lula e Bolsonaro, em terceiro lugar, Moro está a 24 pontos do petista e quase 19 atrás do atual presidente.

Se pensarmos que Moro anunciou sua candidatura no dia 10 deste mês, e a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19, o leitor poderá pensar: é uma vitória para Moro já aparecer à frente de Ciro Gomes, do PDT.

Moro nunca foi candidato. Ciro, já. Várias vezes, aliás. O ex-juiz aparece com cerca de 10 pontos, e o pedetista, que também se coloca entre Lula e Bolsonaro, com apenas 6. Analistas de pesquisas, contudo, já esperavam por este crescimento inicial.

Continua após a publicidade

Moro terá uma luta inglória pela frente. O primeiro é vencer o  obstáculo de tirar Bolsonaro do segundo turno. Por mais inconsequente e incompetente , o presidente terá a máquina na mão nas próximas eleições.

Bolsonaro não pode ser menosprezado. Sem nenhuma estrutura, venceu a última eleição – mesmo que ela sendo atípica e um ponto fora da curva nos pleitos brasileiros pós redemocratização.

Não há espaço para Moro e Bolsonaro no segundo turno. Depois, como esta coluna mostrou, mesmo que o brasileiro queira ver o capítulo final da novela Lula x Moro, começado anos atrás, o petista tem muita chance de vencer.

Continua após a publicidade

A Paraná Pesquisas fez até esse cenário. Deu Lula, claro, por 40 a 29 pontos.

É difícil para Moro se sustentar. Ele vai receber chumbo pesado dos dois lados e já tem uma grande rejeição. Além de ser mais uma tentativa de um outsider para “mudar a política”.

Se for eleito, terá apoio no Legislativo? Pelo que ele mesmo disse, quer uma coalizão de “boas pessoas” até do centrão. Sabemos que não é assim que funciona no Brasil.

Continua após a publicidade

Outro Jânio Quadros? Outro  Collor, “caçador de marajás”? Outro Bolsonaro? A única coisa que está absolutamente clara hoje é: o que Moro venha a ganhar de votos nas urnas no primeiro turno ele estará tirando de Bolsonaro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.