Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Ong internacional estuda modelo de combate ao desmatamento do Pará

Estado criou força local de combate aos crimes ambientais após liderar o desmatamento na Amazônia. 'The Nature Conservancy' se interessou pelo trabalho 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 out 2020, 09h48 - Publicado em 15 out 2020, 09h32

A The Nature Conservancy, organização internacional especializada na implementação de políticas públicas voltadas à preservação do Meio Ambiente, está estudando, através do seu escritório Colômbia, o modelo utilizado pelo governo do Pará na tentativa de preservar a floresta amazônica.

O Pará criou uma força estadual própria de combate aos crimes ambientais como queimadas, desmatamento e garimpos ilegais. Segundo dados do próprio governo, o que ainda precisa de confirmação externa, há uma redução de 63% no índice de desmatamento em territórios com gestão estadual no último mês de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os trabalhos da força-tarefa prenderam ao menos 30 pessoas. 

Em vídeoconferência com ambientalistas da organização que estão na Colômbia, nesta quarta-feira, 14, o governador Helder Barbalho detalhou o modelo utilizado recentemente pelo Estado no desafio da preservação do bioma amazônico.

O Pará vinha, contudo, liderando o ranking de desmatamento da Amazônia – isso nos meses de abril e maio -, de acordo com dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Cerca de 40% da derrubada de árvores do país chegaram a acontecer em território paraense, segundo o Imazon. Os trabalhos da força-tarefa estadual começaram em junho, após esse período de alta.

Como informou a coluna, o aumento do desmatamento é um problema generalizado no país desde o início do governo Jair Bolsonaro. Houve um aumento de 34,5% nos alertas de desmatamento em todo o Brasil, entre agosto de 2019 e julho de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.