O pedido de Marcela Temer que levou o marido a ajudar Bolsonaro
O bastidor mais curioso que você, leitor, vai ler sobre Brasília nos próximos dias
Passou despercebido – mas agora não mais por essa coluna – um fato importante que coloca a ex-primeira-dama Marcela Temer no centro de um dos mais importantes episódios políticos das últimas semanas: a ajuda do ex-presidente Michel Temer ao incendiário e autodestrutivo presidente Jair Bolsonaro.
Veio de Marcela o pedido – quase uma súplica – para que Michel Temer resolvesse o caos criado por Bolsonaro no dia 7 de setembro. A coluna apurou que Temer, obviamente, já estava inclinado a isso – porque é um ator político que não foge dessas situações em que se precisa de um conciliador. É da sua personalidade política.
Ocorre que o pedido da ex-primeira-dama teria sido a gota d’água para Temer aceitar de vez o convite para embarcar no avião enviado pela presidência, ir para Brasília redigir a “Declaração à Nação”, que, lida por Bolsonaro aos brasileiros, arrefeceu o clima de conflagração que estava no ar após os arroubos do atual presidente no dia 7 de setembro.
O próprio Michel Temer admitiu que, ao chegar, encontrou Bolsonaro e o staff de primeira linha (ou de segunda, como brincam, em Brasília) em um clima de tensão fragorosamente visível, depois que o presidente ameaçou não cumprir decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) em pleno Dia da Independência.
Resumo: é a Marcela Temer ajudando na defesa do estado democrático de direito.
PS – A coluna continua contando os dias após o recuo de Bolsonaro no dia 8 de setembro. Quanto tempo vai durar?
O sinal que a nova pesquisa sobre a popularidade de Lula enviou para o mercado financeiro
O que a nova decisão de Moraes sinaliza sobre possível prisão de Bolsonaro
Componentes da Grande Rio denunciam ‘caos’ gerado por Virgínia Fonseca
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
‘A TV aberta está sob xeque’, diz Ernesto Paglia após demissão da Globo







