PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Câmara vota plano de proteção indígena e quilombola contra Covid-19

Com expectativa de indigenistas, entra em votação na Casa nesta terça, 19, projeto em favor dos povos tradicionais e para o enfrentamento da pandemia

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jun 2020, 12h05 - Publicado em 19 Maio 2020, 09h59

Com alta expectativa de indigenistas, entra em votação na Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira, 19, o Plano Emergencial em favor dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para enfrentamento à Covid-19.

O projeto de lei 1142/2020 tem um capítulo inteiro dedicado a “medidas urgentíssimas” de apoio aos índios isolados e de recente contato, garantindo uma previsão legal até então nunca vista na questão, conforme observadores do tema. A aprovação é considerada como algo histórico, a começar pela escolha da relatora da proposta, a deputada indígena Joenia Wapichana (Rede-RR).

“Os povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais precisam ter a garantia de usufruírem o isolamento social em suas comunidades, contribuindo para que o novo coronavírus não se alastre”, diz o parecer da relatora.

De acordo com o texto, essas populações devem ser consideradas grupo de extrema vulnerabilidade e, portanto, de alto risco em emergências epidêmicas e pandêmicas.

ASSINE VEJA

Covid-19: Amarga realidade
Covid-19: Amarga realidade As cenas de terror nos hospitais públicos brasileiros e as saídas possíveis para mitigar a crise. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine
Continua após a publicidade

O projeto institui medidas de vigilância sanitária e epidemiológica para prevenção do contágio da Covid-19 nos territórios; assegura acesso aos insumos necessários à manutenção das condições de saúde; e garante segurança alimentar na forma de distribuição de cestas básicas, sementes e equipamentos agrícolas.

Também define que a União coordenará o Plano Emergencial, e sua execução será em conjunto com Estados, Municípios e entidades indigenistas, determinando a complementação do orçamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena para fins de implementação do plano.

“O texto resulta de propostas de deputados assessorados por vários especialistas no tema e os próprios representantes dos indígenas. Nunca vi tramitar no Congresso nada sobre leis específicas para tribos isoladas e de recente contato, e a aprovação, para quem trabalha com povos isolados, fará a diferença para se avançar noutras leis”, afirma Bruno Pereira, ex-coordenador da área de isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O projeto também quer suspensão da reintegração e imissão de posse, inclusive judicial, enquanto durar a pandemia, com o objetivo de evitar infecções. Pela mesma razão, pede que sejam suspensos  empreendimentos que afetem os povos indígenas, com exceção das obras e serviços de equipamentos públicos nas aldeias/comunidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.