Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

PSDB, enfim, fica otimista com ‘plano C’ por aplicativo de prévias

Votação foi interrompida no domingo por pane em aplicativo e primeira opção buscada para substituí-lo não passou por testes de segurança

Por Redação
Atualizado em 24 nov 2021, 18h58 - Publicado em 24 nov 2021, 18h47

Depois de interromper a votação de suas prévias presidenciais no domingo, 21, por pane no aplicativo que registraria os votos de filiados, e não ter sucesso na primeira opção para substituir o sistema, devido a falhas nos testes de segurança, o PSDB tem caminhado com mais firmeza em direção a um “plano C”.

Segundo tucanos que acompanham a busca e os testes pela solução tecnológica ao enrosco das prévias, o aplicativo de uma terceira empresa contatada pelo partido teve avanços entre as equipes técnicas das campanhas nesta quarta-feira, 24, e o clima é de otimismo para que a votação possa ser retomada na sexta-feira, 26.

Assim, o pleito poderia ser encerrado até o domingo 28, prazo estipulado pela direção do partido em acordo com os três candidatos, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio. Quem tem acompanhado os testes afirma que a ferramenta tem problemas e exige algumas correções, mas nenhum deles a ponto de inviabilizar seu uso.

No caso da Relatasoft, empresa que teve o sistema testado entre esta terça-feira e hoje, as equipes de tecnologia do partido conseguiram derrubar o aplicativo com certa facilidade nos primeiros testes. A ferramenta foi descartada.

O PSDB havia encomendado à Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) um aplicativo para registrar os votos de seus filiados país afora, ao custo de mais de 1 milhão de reais. O sistema funcionou bem durante cerca de uma hora no dia do pleito, mas começou a apresentar problemas. Dos cerca de 45.000 tucanos aptos a votar, somente cerca de 3.500 conseguiram fazê-lo por meio do aplicativo da Faurgs.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.