Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Prefeitura do Rio libera reabertura de escolas e creches a partir de terça

Decreto flexibiliza regras e também autoriza funcionamento de bares e restaurantes a partir da próxima sexta; praias seguem fechadas até o dia 19

Por Gabriel Mascarenhas Atualizado em 2 abr 2021, 11h25 - Publicado em 2 abr 2021, 11h04

Um decreto publicado pela prefeitura do Rio de Janeiro nesta sexta, 2, autoriza a reabertura de escolas e creches na cidade a partir desta terça-feira. Outras medidas previstas no despacho assinado pelo prefeito Eduardo Paes, que flexibiliza as regras de circulação no município, passam a vigorar a partir da sexta-feira que vem, dia 9, e valem por dez dias.

Com isso, bares e restaurantes, que hoje estão operando apenas com entregas a domicílio e retirada de pedidos no balcão, poderão reabrir as portas para o fim de semana dos dias 10 e 11 de abril. O horário de funcionamento, entretanto, será limitado até as 21 horas. O mesmo vale para clubes e associações esportivas, cujas atividades estavam suspensas.

Outras opções de lazer típicas dos cariocas continuam suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. Na quinta-feira 1, o estado do Rio de Janeiro registrou o recorde do número de mortos pelo coronavírus. Foram 387 óbitos em 24 horas.

A presença nas praias segue proibida, assim como em parques e cachoeiras da capital fluminense. Está liberada apenas a prática de exercícios físicos individuais durante o dia, sem aglomeração. A circulação nas vias públicas à noite é outro item que permanece vetado: das 5h às 23 horas.

“Desejo abrir praias, restaurantes e bares, mas essa decisão toma como base dados científicos”, resumiu Paes, durante entrevista coletiva concedida nesta quinta.

Vacinação

Para elucidar como está o estágio de vacinação em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal, VEJA produziu um levantamento que demonstra o número de doses disponíveis para cada localidade de acordo com o Plano Nacional de Imunização, o número de vacinados e a porcentagem de imunizados em relação a população de cada estado.

Os dados das tabelas são atualizados diariamente. O porcentual de vacinados se refere à população total. Confira o balanço clicando aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade