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Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O sonho de Cláudio Castro para atrair o apoio de Eduardo Paes em 2022

Estafe do governador aposta no pragmatismo do prefeito para oferecer caminho livre para o Palácio Guanabara em 2026

Por Leonardo Lellis 22 ago 2021, 21h46

Superado o desentendimento que teve com Eduardo Paes (PSD) em razão das medidas de restrição na pandemia, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) hoje sonha com o apoio do prefeito fluminense para superar o desconhecimento da população e se reeleger nas eleições de 2022.

A tese do estafe do governador — e que também ressoa entre os aliados de Paes — aposta no pragmatismo do prefeito: como Castro irá disputar a reeleição no ano que vem, uma vitória sua abriria caminho para Paes realizar o seu desejo de ser governador em 2026 sem ter que competir com alguém com a máquina administrativa na mão.

Falta, porém, combinar com Paes e as circunstâncias: enquanto Castro é aliado de Jair Bolsonaro (sem partido), Paes discute com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a formação de palanques para o ano que vem.

Efetivado no cargo depois do impeachment de Wilson Witzel, Castro ainda não alcançou os dois dígitos nas pesquisas de intenção de voto. Perderia, por exemplo, para o próprio Paes e para Marcelo Freixo, que trocou o PSOL pelo PSB e também tenta atrair o prefeito — que tenta emplacar o nome de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB.

Enquanto não consegue convencer Paes, os aliados de do governador contabilizam  o apoio de pelo menos 70 prefeitos do interior do estado — que tem 92 municípios. Para se fazer conhecido, o governador aposta em uma agenda digna de campanha eleitoral. Depois da venda da Cedae (companhia de abastecimento de água), que rendeu 22 bilhões de reais aos cofres fluminenses. 

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Castro anunciou um plano para investir 17 bilhões de reais nos próximos três anos em projetos concebidos na medida para aparecer na propaganda eleitoral: construção de casas, salas de aula, unidades de saúde ou obras de mobilidade.

“Esse plano ainda é uma grande carta de intenções. O excesso de investimento em ano eleitoral é um filme que costuma não dar certo, porque além do uso da máquina há o risco de corrupção”, alerta o deputado estadual Luiz Paulo (Cidadania), de oposição.

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