Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que o jato que levou Lula a Curitiba tem a ver com o mensalão?

Aeronave está registrada em nome de empresa de ex-ministro que foi investigada por injetar recursos em esquema montado por Marcos Valério de Souza

O jatinho que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de São Paulo para Curitiba na manhã desta quarta-feira está registrado em nome de uma empresa de Walfrido Mares Guia, ex-ministro do petista, que já foi alvo de investigações da Polícia Federal. A Samos Participações, com sede em Belo Horizonte, chegou a ter seus sigilos bancário e fiscal quebrados durante as investigações do chamado “mensalão mineiro”, operado por Marcos Valério de Souza, o mesmo do mensalão petista, que estouraria anos depois.

A história dos dois mensalões, como se sabe, é um curioso ponto de contato entre o PSDB e o PT. O primeiro beneficiou a campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas, em 1998. E o segundo, menos de uma década depois, serviu para comprar, com recursos ilícitos, apoio parlamentar ao governo Lula. Ambos tinham Marcos Valério como operador.

Veja também

Walfrido dos Mares Guia, o dono do jato usado por Lula, é outro ponto de convergência entre os dois casos: de aliado histórico dos tucanos, ele passou a amigo dileto de Lula após o petista assumir a Presidência da República, em 2003. Durante as investigações do mensalão mineiro, a Polícia Federal encontrou indícios de que a Samos, a empresa de Walfrido em nome da qual o jatinho Citation está registrado, injetou recursos no esquema operado por Marcos Valério.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Jorge Luis Costa Neves

    É daí? Essa notícia é totalmente irrelevante

    Curtir

  2. Antonio Carlos Dos Santos

    Estão todos enganados! O jato pertence ao Lula! Só está em nome da empresa do amigo, porque o Lula é o “amigo”!!! Se é que me entendem….

    Curtir

  3. Meu caro, Marcelo Melgaço. É a política do toma lá, dá cá. Uma mão lava a outra, é dando que se recebe….

    Curtir

  4. jorge luiz baldasso

    Por que Lula não veio em avião de carreira? Não era ele quem dizia que as elites não aceitavam viajar de avião ao lado de pobre?

    Curtir

  5. Geraldo Oliveira

    Viajar em um avião de um mensaleiro combina o caráter de Lularápio!!

    Curtir

  6. Marcelino Rivelles

    Ladrão só se relaciona com ladrão. O que há de estranho neste fato?

    Curtir

  7. Antonio Renovável

    BANDALHEIRA sem fim!!! A gente sente uma impotência das LEIS para destruir essa bandidagem, EIS AÍ O EXEMPLO!!!!

    Curtir

  8. NÃO, PERTENCE AO LULA O JATINHO

    Curtir

  9. Nathan Khornnes

    Ha’ controvérsia e desafio, quanto a essa reportagem. Por que cargas d’a’gua o Mares Guia ainda esta’ solto e o Judicia’rio nao confiscou o que ele rapinou dos cofres do povo, e ainda desfila com “seu” jatinho levando o maior ladrao do Brasil? Desafiamos o Supremo Tribunal Federal a responder a esta indagacao. Sinal que no Brasil o crime compensa, para os politicos, e para “azelites” perversas, e’ claro.

    Curtir

  10. A quadrilha de vagabundos do lulladrão, sempre foi acobertada pela quadrilha de vagabundos de toga, por isso no mensalão nada aconteceu com o vagabundo lulladrão.

    Curtir