Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Juízes do TRF4 que levaram Lula à prisão disputam vaga no STJ

João Pedran Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus foram responsáveis por decisão em segunda instância que tornou petista inelegível e o mandou à cadeia

Por Leonardo Lellis 22 nov 2021, 18h34

Algozes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus querem se mudar para Brasília. Eles são candidatos, ao lado de outros 13 postulantes em outros estados, a duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia e Néfi Cordeiro. Os nomes em disputa foram indicados pelos cinco TRFs do país.

Os três magistrados confirmaram, em segundo grau, a sentença do ex-juiz federal Sergio Moro no âmbito da Operação Lava-Jato. A decisão em segunda instância foi decisiva para tornar o petista inelegível no pleito de 2018 e levá-lo à prisão em abril daquele ano — Lula ficou um ano e sete meses preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. No julgamento, os três desembargadores também elevaram a pena inicialmente fixada por Moro de nove anos e seis meses para doze anos e um mês de prisão em regime fechado.

O STJ é composto por 33 ministros, nomeados pelo presidente da República a partir de uma lista indicada pelo próprio tribunal. Como há duas cadeiras vagas, a corte irá decidir se irá formar duas ou apenas uma lista tríplice com os nomes mais votados entre o total de 16 desembargadores candidatos — a votação será em fevereiro do ano que vem. Depois de indicado pelo presidente, o postulante deve passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ser aprovado pelo Plenário da casa.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.