Clique e assine a partir de 8,90/mês
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Janaina Paschoal ‘cancela’ Olavo de Carvalho: ‘Acabou ontem’

Deputada estadual "lamentou" vídeo em que escritor, guru do governo Bolsonaro, cobra a formação de uma militância para apoiar presidente

Por Leonardo Lellis - Atualizado em 16 set 2019, 15h54 - Publicado em 16 set 2019, 14h48

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) lamentou nesta segunda-feira, 16, um vídeo publicado no domingo em que o escritor Olavo de Carvalho, guru ideológico do governo de Jair Bolsonaro, ataca a criação da CPI da Lava Toga e cobra a formação de uma militância em defesa do presidente da República. “Olavo de Carvalho acabou ontem”, escreveu.

Carvalho chamou a ideia de se criar uma comissão parlamentar para investigar membros do Poder Judiciário de “bobagem”. O filho mais velho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) vem sendo criticado, inclusive por apoiadores, por não apoiar a criação da CPI.

“O que tem que fazer agora não é ficar cobrando o Bolsonaro para que ele faça isso ou aquilo. Tem que se organizar para apoiá-lo, meu Deus do céu. Não é o que ele pode fazer por você, é o que você pode fazer por ele. A coisa mais urgente no Brasil é uma militancia bolsonarista organizada”, afirmou Carvalho no vídeo que ele afirma ter gravado para responder a indagações sobre sua opinião a respeito do governo.

No Twitter, a parlamentar paulista disse que o vídeo lhe causou “profunda tristeza”. “O filósofo que se consagrou por denunciar o Imbecil Coletivo do PT, quase criou um Imbecil Coletivo em torno de si mesmo e agora, pasmem, prega um Imbecil Coletivo Bolsonarista. Não vou criticar, quero apenas externar o meu profundo pesar”, escreveu a deputada na manhã desta segunda-feira.

A mensagem de Janaina foi rapidamente rebatida pelo escritor: “A retórica da Janaína Paschoal compõe-se inteiramente de inversões verbais mecânicas. Coisa de quem não distingue entre linguagem e realidade. Já me encheu o saco com essa infantilidade”. Pelo menos no Twitter, a deputada estadual não tocou mais no assunto.

OUÇA OS PODCASTS DE VEJA

Já ouviu o podcast “Funcionário da Semana”, que conta a trajetória de autoridades brasileiras? Dê “play” abaixo para conhecer a história, os atos e as polêmicas da deputada estadual Janaina Paschoal. Confira também os outros episódios aqui.

Continua após a publicidade
Publicidade