Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Helena Witzel vira alvo de processo ético-disciplinar na OAB-RJ

Segundo a PGR, escritório de advocacia da esposa do governador afastado do Rio, Wilson Witzel, foi usado para lavar dinheiro de propina destinada ao marido

Por Juliana Castro 2 nov 2020, 16h02

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) abriu um processo ético-disciplinar contra a advogada Helena Witzel, esposa do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Ela foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por usar, segundo as investigações, o seu escritório de advocacia para lavagem de dinheiro de um suposto esquema de corrupção no governo de seu marido – também denunciado. Segundo o Ministério Público Federal, a firma de Helena recebeu 554 mil reais que seriam originários de propina para o então governador.

O esquema de lavagem de dinheiro, de acordo com o MPF, é semelhante ao usado pelo ex-governador Sérgio Cabral com o escritório de advocacia de sua mulher, Adriana Ancelmo. No final do ano passado, a 11ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RJ cassou por unanimidade a carteira de advogada da ex-primeira-dama. A decisão ainda será submetida ao Conselho Pleno – são necessários 54 dos 80 votos para a punição. Ela pode recorrer ainda a uma terceira instância, o Conselho Federal da OAB. Se sofrer alguma sanção no julgamento da Turma, como ocorreu com Adriana, Helena Witzel poderá percorrer esse mesmo caminho.

Quem também responde a um processo ético-disciplinar na OAB-RJ é Gustavo Botto Maia. Advogado ligado ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), ele foi citado no pedido de prisão preventiva do Ministério Público Estadual  contra o ex-policial militar Fabrício Queiroz, suspeito de ser o operador de um esquema de rachadinha (desvio de parte dos salários de servidores públicos) na Assembleia Legislativa. Segundo o MP, Botto Maia teria tentado apagar os vestígios do esquema.

Os processos disciplinares na OAB tramitam sob sigilo e têm um roteiro parecido com o de um processo judicial comum, em que o acusado indica a defesa e testemunhas e também é ouvido. A punição mais dura é a cassação da carteira, o que impede o advogado de continuar exercendo a profissão. As outras sanções disciplinares são censura, suspensão e multa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.